Timor-Leste assume presidência da Confederação Empresarial da CPLP

(LUSA)
(LUSA)

Timor-Leste assumiu hoje em Díli a presidência da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), numa cerimónia presidida pelo chefe do Governo timorense, Rui Maria Araújo, e onde várias entidades timorenses se associaram à organização.

Jorge Serrano, presidente do grupo GMN-H e presidente da Associação Nacional dos Jovens Empresários de Timor-Leste (ANJET), tomou posse como presidente de honra da entidade.

O moçambicano Salimo Abdula assumiu, por seu lado, a presidência da direção, devendo tomar posse mais tarde o angolano José Severino como presidente do Conselho Fiscal.

Num ato simbólico, que marcou a entrega da presidência a Timor-Leste, Salimo Abdula entregou a Jorge Serrano a bandeira da CPLP e o presidente da mesa da Assembleia Geral da CE-CPLP, Jorge de Matos, um pin que assinala a sua presidência de honra.

Além da entrega da presidência da CE-CPLP a Timor-Leste e da tomada de posse dos órgãos sociais estão previstos para os próximos dois dias, em Díli, encontros que vão dar a conhecer oportunidades de negócios no país e promover os principais projetos timorenses em curso.

Entre as intervenções previstas antecipa-se a apresentação da União de Exportadores da CPLP, uma apresentação sobre as oportunidades para o setor privado timorense e uma outra sobre a Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) do enclave timorense de Oe-cusse.

Serão ainda dadas a conhecer as possibilidades de financiamento da economia em Timor-Leste e o projeto do Grupo de Trabalho Timor-Leste, Indonésia e Austrália (TIA-GT).

No dia 02 de março está previsto um evento público comemorativo do arranque da presidência timorense da CE-CPLP. (noticiasaominuto.com)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »