Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Roberto de Almeida sugere criação de museu para trajes carnavalescos

0
Vice - Presidente do MPLA, Roberto de Almeida (Foto: Pedro Parente)
Vice – Presidente do MPLA, Roberto de Almeida (Foto: Pedro Parente)

O vice-presidente do MPLA, Roberto Victor de Almeida, sugeriu nesta terça-feira, em Luanda, a criação de um museu ou casa de cultura para trajes carnavalescos.

Roberto de Almeida falava à imprensa no final do acto central do carnaval na Nova Marginal de Luanda, no qual desfilaram 14 grupos.

Segundo o político, houve indumentárias muito ricas e bonitas, por isso é de opinião de se começar a pensar na criação de um museu ou casa de cultura onde se possam preservar os trajes carnavalescos melhores concebidos, os mais bonitos e os mais ricos para que a futuras gerações os conheçam.

Afirmou que sai da actividade “bastante satisfeito” porque ficou demonstrado que o carnaval continua com o seu carácter profundamente popular.

Reconheceu ainda que os grupos desfilaram com algumas inovações.

Exibiram-se na nova marginal de Luanda 14 grupos, nomeadamente:

União Povo da Samba

Fundado a 5 de Janeiro de 1973, participou em 34 edições e obteve um 1º lugar na Classe B. O seu comandante é Agostinho Filipe; o rei Adriano Amaro; a rainha Catarina José. Dança Semba.

União Kazukuta do Sambizanga

Fundado a 6 de Junho de 1983, participou em 27 edições e obteve um 1º lugar. O seu comandante é Manuel Gonçalves, o rei Manuel Victor, a Rainha Josefina Manuel. Dança Kazukuta.

União Njinga Mbandi

Fundado a 22 de Janeiro de 1979, participou em 9 edições. Tem na sua galeria o título da classe A conquistado em 2013. O seu Comandante é António Domingos, o rei é Adão Victor, a rainha é Maria Salvador. Dança Cabecinha.

União Jovens da Cacimba

Fundado a 2 de Fevereiro de 1988, participou em 25 edições. É o vencedor da edição de 2012. O seu comandante é Carlos Andrade, o rei é Wilker Andrade, a rainha é Flora de Andrade. Dança Semba.

União Sagrada Esperança

Fundado a 20 de Março de 2005, participou em 9 edições obteve um 1º lugar na Classe B e foi o vencedor da edição de 2010 na Classe A. O seu comandante é Gelson Rocha, o rei Aloísio Dias dos Santos, a rainha Luísa Paulo. Dança Semba.

União Mundo da Ilha

Fundado a 8 de Dezembro de 1968, participou em 36 edições e foi vencedor em 12 edições. O seu comandante é António João, o rei é Mário Carlos, a rainha é Beatriz António. Dança Semba.

União Operário Kabocomeu

Fundado a 2 de Janeiro de 1952, participou em 36 edições e foi o 1º vencedor do carnaval em liberdade (1978). O seu comandante é Manuel Júnior, o rei é António Manuel, a rainha é Antónia Hebo. Dança Kazukuta.

União 10 de Dezembro

Fundado a 5 de Janeiro de 1973, participou em 36 edições e obteve o 1º lugar em quatro ocasiões (1991, 1999, 2002 e 2008). O seu comandante é Pedro Vidal, o rei Rosário José; a rainha é Eva Fumo. Dança Semba.

União Kiela

Fundado a 1 de Janeiro de 1947, participou em 36 edições e já venceu 5 vezes, sendo em 1985, 1986, 1989, 1990 e 2009. Tem como comandante Margarida Diniz, o rei é Manuel de Lemos, a rainha é Eva Lopes. Dança Semba.

União Domant

Fundado a 26 de Março de 2009 é a sua 5ª participação. O seu Comandante é Anderson Mendes, rei é Sebastião Manuel, a rainha é Isabel Virgílio. Dança Semba.

União Etu Mu Dyetu

Fundado a 1 de Fevereiro de 2011, é a sua 4ª participação. O seu comandante é Arnaldo Catadi, o rei Osvaldo Pinto, a rainha Maravilha Catadi. Dança Semba.

União Dimba Dya Ngola

Fundado a 6 de Junho de 1983, participou em 26 edições. O seu comandante é Manuel Gonçalves, o rei Manuel Victor, a rainha Josefina Manuel. Dança Semba.

União Twafundumuca

Fundado a 11 de Novembro de 2011. É a sua 3ª participação. O seu comandante é Francisco Joaquim, o rei Alfredo Castro e a rainha é Maria Gregório. Dança Semba.

União 54

Fundado a 5 de Junho de 1954. Participou em 34 edições e foi vencedor em 1986. O seu comandante é Hamilton Bernardo, o rei Joaquim Manuel e a rainha é Violante Pascoal. Dança Semba. (portalangop.co.ao)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »