Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Portugal: Consulado Geral de Lisboa volta a realizar acto consular gratuito

(PUBLICO)
(PUBLICO)

O Consulado Geral de Angola em Lisboa volta a promover, no Lisboa próximo dia 14 de Fevereiro, a realização de mais um acto consular gratuito massivo, dirigido à comunidade angolana baseada na capital portuguesa.

Uma nota de imprensa daquela missão consular, a que a Angop teve acesso, indica que o referido acto será realizado pelo sector migratório do Consulado Geral de Angola em Lisboa das 9h00 às 14h00 locais (mais uma hora em Angola).

A iniciativa, sobretudo, da emissão ou reemissão de passaportes levada a cabo por aquela chancelaria consular, de forma gratuita, tem sido aplaudida pela comunidade angolana, onde muitos dos seus integrantes ainda vivem indocumentados.

Estes cidadãos sem documentos de identificação, impossibilitados de regularizarem o seu estado de residência em Portugal, enfrentam as consequências de desintegração social, com destaque para o desemprego, num país (Portugal) ainda dominado pela crise económica.

O presidente da Federação das Associações Angolanas em Portugal (FAAP), David Jerónimo, elogiou o regresso dos actos consulares, principalmente, porque os “embaraços” sociais resultantes da dificuldade de vida em Portugal impedem os cidadãos nacionais de recorrerem aos consulados para regularizar a situação documental.

“O valor de 140 euros (quase 160 dólares americanos) é insuportável para muitos, tornando-se ainda mais dramático para uma família numerosa”, disse, elogiando os actos consulares gratuitos, que também têm sido feitos pelos consulados-gerais do país no Porto e em Faro.

Os referidos actos são vistos como veículo de reaproximação da comunidade junto dos serviços consulares de Angola e meio para garantir a plena cidadania dos angolanos emigrados em Portugal. (portalangop.co.ao)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »