“O Vento Mudou” e Eduardo Nascimento voltou

Eduardo Nascimento é um angolano, que se projecta na música, com o conjunto “Os Rocks”, nos anos 60. Fez parte de uma plêaide de artistas nacionais (João Arsénio, Melo Xavier, João Carlos, Pedro Malagueta e grupos como os 5 de Luanda, os Cunhas, os Jovens e outros) que se afirmaram num estilo (a chamada música ié-ié) muito em voga, naquele tempo, formando uma conexão com a onda soul que assolou a América na década 60/70. Com o tema “Don´t blame me”, Eduardo Nascimento rompe a barreira do preconceito colonial e afirma-se no meio artístico como um porta estandarte da juventude moderna angolana, atenta aos importantes acontecimentos culturais do mundo. Abandonaria a carreira artística em 1969, a favor de um projecto pessoal, até decidir-se pelo  retorno às lides musicais, provocando manifestações de saudade e admiração. (PA)

(D.R.)
(D.R.)

Miguel Ângelo resgata a canção que representou Portugal na Eurovisão em 1967 ao lado do seu intérprete, Eduardo Nascimento. É o regresso do cantor às gravações.

O vocalista dos Delfins e o cantor rodaram o videoclip da canção no museu da RTP ao lado de televisores antigos e microfones prateados iguais aos que eram usados na década de 60 quando Eduardo Nascimento ganhou o Festival da Canção.

“O Vento Mudou”, da autoria de Nuno Nazareth Fernandes e de João Magalhães Pereira, representou Portugal no Festival da Eurovisão no dia 8 de abril de 1967, em Viena, Áustria. A canção ficou em 12.º lugar, com um total de 3 pontos.

(Video)
A canção já tinha sido interpretada pelos Delfins, num concerto na baía de Cascais, em 1984, e mais tarde pelos UHF. Faz parte do próximo álbum a solo de Miguel Ângelo, “Segundo”. (dn.pt)

(Video)

Carregado a 24/11/2011
“Os Rocks é um quinteto de Luanda, Angola, formado em 1962. O vocalista era Eduardo Nascimento. Os outros elementos eram Luís Alfredo, Fernando Saraiva, João Cláudio e Elmer Pessoa.
Ficaram em segundo lugar num concurso Yé-Yé realizado no Teatro Monumental e venceram o Prémio da Imprensa para melhor conjunto de 1966.
Eduardo Nascimento é convidado a participar no Festival RTP da Canção 1967. “O Vento Mudou”, da autoria de Nuno Nazareth Fernandes e João Magalhães Pereira, foi o tema vencedor.
Foi lançado um EP com os temas “O Vento Mudou” e “A Lenda do Rochedo”, no lado A, e mais dois temas no lado B.
Em 1967 os Rocks gravaram um EP com os temas “Wish I May” e “The Pied Piper”.
Em 1968, agora já um sexteto, lançaram ainda o EP “Don´t Blame Me”.
O grupo terminou em 1969 com o regresso dos elementos à sua terra de origem. Luis N’gambi casou-se com Paula Ribas e gravou vários discos com ela.”

Video

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »