Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Moçambique: Renamo ocupa assentos parlementares moçambicanos

0
Parlamento moçambicano (DR)
Parlamento moçambicano
(DR)

A Renamo, maior partido da oposição, pôs hoje fim ao boicote que se arrasta há mais de um mês. Esta quarta-feira, 89 deputados eleitos da Renamo tomaram posse no parlamento moçambicano.

A cerimónia decorreu em três fases. Esta decisão permite aos deputados da Renamo juntarem-se ao MDM, terceira força do país, e à Frelimo, partido no poder, para a sessão extraordinária de amanhã.

Os 89 deputados da Renamo eleitos por sufrágio universal tomaram posse no Parlamento moçambicano na capital do país.

“Em conformidade com as palavras da sua Excelência o presidente Afonso Dhlakama, proferidas na última segunda-feira depois do encontro que tivera com o presidente indicado pela Frelimo, os deputados da Renamo vão hoje ser investidos para tomarem os seus assentos na Assembleia da República “, afirmou António Muchanga, porta-voz da Renamo.

O levantamento do boicote imposto na sessão de 12 de Janeiro demonstra apenas uma disposição e uma abertura ao diálogo da Renamo e do seu líder garante António Muchanga. No entanto o porta-voz do maior partido da oposição reitera que as eleições de 15 de Outubro de 2014 foram fraudulentas.

De referir que amanhã decorre uma sessão extraordinária convocada pela presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, na qual deverão estar presentes todos os deputados com assento parlamentar. O debate sobre a exigência da Renamo da criação de regiões autónomas no centro e no norte do país, onde o movimento da perdiz teria ganho as últimas eleições, estaria na ordem do dia. (rfi.fr)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »