Ler Agora:
Ministério do Comércio torna público regulamento sobre sistema unificado de cadastramento
Artigo completo 2 minutos de leitura

Ministério do Comércio torna público regulamento sobre sistema unificado de cadastramento

Rosa Pacavira- Ministra do Comércio (Foto: Pedro Parente)

Rosa Pacavira- Ministra do Comércio (Foto: Pedro Parente)

A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, apresentou hoje, em Luanda, aos agentes da indústria hoteleira, o regulamento sobre o sistema unificado de cadastramento de importadores de produtos alimentares e não alimentares.

Segundo a ministra, esse instrumento jurídico, que entra em vigor em Março próximo, visa estabelecer os procedimentos destinados a operacionalização do Subsistema Unificado de Cadastramento de Importadores de Produtos Alimentares e não Alimentares (SUCIPAL), assim como o mecanismo de licitações

no âmbito do programa Executivo de quotas de implementação.

De acordo com a ministra, o presente subsistema é parte do esforço de modernização e reforma do Sistema Integrado do Comercio Externo (SICOEX), de modo a torná-lo mais eficiente e voltado principalmente aos interesses da sociedade.

O presente regulamento estabelece os mecanismos de cadastramento para os importadores de produtos alimentares e não alimentares a ser operacionalizada por importadores nas respectivas províncias, mediante licitações prévias para a devida importação.

O SUCIPAL tem como finalidade cadastrar e habilitar agentes comerciais públicos ou privados, interessados em particular de licitações realizadas pelo ministério para importação de produtos

alimentares e não alimentares, no âmbito do despacho executivo conjunto, bem como supervisionar a distribuição e comercialização dos produtos objecto da contratação aos agentes retalhistas.

Para Rosa Pacavira, fica vedada a licitação para a aquisição de produtos alimentares e não alimentares, elegíveis anualmente junto aos importadores não cadastrados, qualquer que seja a modalidade de licitação, inclusive nos casos de dispensa ou inelegibilidade.

O Centro Integrado de desenvolvimento das Actividades Comerciais (CIDAC), explicou a ministra, está preparado para atender as grandes e pequenas empresas, a entrarem no mercado licitatório, respondendo cabalmente aos anseios dos empresários e dos agentes comerciais, quer a nível central, provincial e municipal, através das direcções

provinciais do comércio.

A ministra fez saber que o cadastramento deve ser realizado pelo importador interessado, através da plataforma integrada SICOEX do Ministério do Comércio, ou nas direcções provinciais do comércio, onde o SUCIPAL está implantado.

Para o cadastramento no SUCIPAL, o interessado deverá preencher os formulários on-line, enviar através da plataforma electrónica, ou apresentar junto dos serviços referidos em original, ou por qualquer processo de cópia autêntica por cartório competente ou publicação em Diário da Republica. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »