Ler Agora:
Mensagem do Chefe de Estado angolano entregue a homólogo da RDC
Artigo completo 3 minutos de leitura

Mensagem do Chefe de Estado angolano entregue a homólogo da RDC

Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, envia mensagem a homólogo da RDC, Joseph Kabila (Foto: ANGOP)

Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, envia mensagem a homólogo da RDC, Joseph Kabila (Foto: ANGOP)

O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola foi recebido quarta-feira, em audiência, pelo Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, a quem entregou uma mensagem de José Eduardo dos Santos, indica uma Nota de Imprensa da Casa Civil do Presidente da República, a que a Angop teve hoje acesso.

A nota refere que Edeltrudes Costa chefiou uma delegação governamental que se deslocou no dia 11 de Fevereiro a Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, onde manteve um encontro de trabalho com uma delegação deste país, encabeçada pelo Primeiro-Ministro, Matata Ponyo Mapon.

A deslocação da delegação angolana enquadrou-se na preparação da criação de mecanismos para a implementação dos acordos assinados por ocasião da recente visita do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, àquele país vizinho.

Neste sentido, foram tratadas questões relacionadas com as áreas dos transportes, nomeadamente, do Corredor do Lobito, em particular o Caminho de Ferro de Benguela, das ligações rodoviárias, marítimas, fluviais e aéreas, que serão brevemente retomadas, lê-se no documento, acrescentando que foram também tratadas questões referentes ao comércio transfronteiriço e ao domínio dos petróleos.

De acordo com a nota, na oportunidade foi assinado um acordo sobre a supressão de vistos em passaportes diplomáticos, especiais e de serviço, estando em estudo a facilitação de vistos para categorias especiais nomeadamente, para os homens de negócios.

Durante o encontro as duas delegações decidiram criar equipas técnicas que, sob orientação e supervisão superior, terão a incumbência de implementar os acordos assinados.

Integraram também a delegação angolana os ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti, do Comércio Rosa Pacavira de Matos, dos Transportes Augusto Tomás, os secretários do Presidente da República para os Assuntos Diplomáticos e Económicos, Carlos Alberto Fonseca e Sérgio Santos, respectivamente, Emílio Guerra Embaixador na República Democrática do Congo e funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

Por sua vez, a delegação da República Democrática do Congo integrava o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Raymond Tchibanda, dos Transportes e Comunicações, Justin Kalumba, dos Petróleos, Crispim Atama, o administrador geral Kalev Mutond e o director-adjunto do Gabinete do Primeiro-Ministro, Vincent Ngonga. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »