Lunda Sul: Província ganha sistema de telecomunicações por satélite

António Teixeira - vice Governador da Lunda Sul (Foto: Lino Guimarães)
António Teixeira – vice Governador da Lunda Sul (Foto: Lino Guimarães)

A província da Lunda Sul conta, desde terça-feira, com um sistema de telecomunicações via satélite de apoio multissectorial, denominado “INFRASAT”, que permite a transmissão de dados por voz, imagem e Internet em alta velocidade.

Inaugurado pelo vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas da Lunda Sul, António Teixeira, as instalações comporta uma área administrativa, sala de equipamentos, bastidor e uma sala de alojamento.

Na ocasião, o director executivo da referida instituição, António Rocha, explicou que o INFRASAT é um sistema que visa interligar qualquer ponto do país e deverá impulsionar o desenvolvimento de sectores como da educação, saúde, cultura, defesa, administração pública, banca, aeroportos, postos fronteiriços, entre outros.

Fez saber que o sistema vai permitir as operadoras de telefonia móvel aumentar a capacidade de transmissão e ampliar a sua cobertura, bem como servirá para melhorar a capacidade de conexão dos serviços de telecomunicações.

Acrescentou que por meio do sistema DTH (direct to home), o projecto oferece pacotes com múltiplos canais de rádio e de televisão, nacionais e internacionais.

O sistema foi implementado pela Comissão Interministerial de Coordenação Geral do Projecto de Telecomunicações via Satélite de Apoio Multissectorial, criado pelo Chefe de Estado em 21 de Junho de 2006, e executada pela empresa Cognito Internacional. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »