Kerry: Reino Unido e EUA avaliam sanções adicionais contra Rússia

(Foto de LAURA LEAN/POOL/AFP)
(Foto de LAURA LEAN/POOL/AFP)

Os Estados Unidos e o Reino Unido estudam impor “sanções adicionais” à Rússia por seu comportamento “extremamente covarde” na Ucrânia, afirmou neste sábado o secretário de Estado americano, John Kerry, de Londres, onde se reuniu com seu colega, Philip Hammond.

“Estamos considerando sanções adicionais, esforços adicionais”, disse Kerry aos jornalistas, acrescentando que os dois países não vão ficar de braços cruzados diante de um comportamento “covarde” que também arrasta a “soberania e integridade de uma nação”.

Os dois funcionários se reuniram depois que nos últimos dias o conflito se intensificou no leste da Ucrânia, com enfrentamentos sangrentos entre os rebeldes separatistas e as tropas de Kiev, apesar de que na semana passada as duas partes tinham acertado um cessar-fogo.

No domingo passado devia entrar em vigor do acordo que as duas partes assinaram em 12 de fevereiro em Minsk, que estabelecia a retirada de armas pesadas da frente, no entanto, os disparos de artilharia continuavam em quase toda a linha de frente no leste da Ucrânia e os separatistas avançaram para a estratégica localidade de Debaltseve.

“Não vamos jogar este jogo”, disse da diplomacia americana.

Kiev e o Ocidente acusa a Rússia de sustentar os separatistas com armas e tropas de apoio, uma versão que Moscou desmente.

No leste da Ucrânia, os rebeldes separatistas enfrentavam as tropas de Kiev, em um conflito que se estende desde abril e deixou mais de 5.700, segundo cifras da ONU. (afp.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »