Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Irão diz que esforços de Netanyahu para impedir acordo nuclear serão infrutíferos

0
Benjamin Netanyahu (Foto de MENAHEM KAHANA/AFP/Arquivos)
Benjamin Netanyahu (Foto de MENAHEM KAHANA/AFP/Arquivos)

Os esforços do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que denunciará na terça-feira ante o Congresso dos Estados Unidos um eventual acordo sobre o programa nuclear iraniano, serão infrutíferos, afirmou neste sábado o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif.

“É uma política velha, que criando medos e proferindo mentiras (…) pretende impedir a calma na região. Acredito que este esforço é infrutífero e não deve impedir um acordo” sobre o programa nuclear, declarou Zarif em uma colectiva de imprensa comum com seu colega italiano, Paolo Gentiloni, em visita ao Irão durante dois dias.

Netanyahu planeja pedir que o Congresso dos Estados Unidos apoie novas sanções contra Teerão que sirvam para levar ao fracasso as negociações entre o Irão e as grandes potências, cujo eventual acordo o líder israelita considera contrário aos interesses de seu país.

O Irão e os países do 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) continuarão na quinta-feira com suas negociações na Suíça para alcançar um acordo que garanta que o programa nuclear iraniano tem fins unicamente civis e pacíficos e que sirva para um levantamento das sanções internacionais que asfixiam a economia do país. A data limite é 31 de Março.

Segundo Zarif, ocorreram progressos notáveis, mas ainda existem divergências, e avisou que “os Estados Unidos e os países ocidentais devem entender que as sanções são um obstáculo para alcançar um acordo”. (afp.com)

 

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »