Ler Agora:
Huíla:Universitários levam para CANFEU símbolos culturais da região
Artigo completo 2 minutos de leitura

Huíla:Universitários levam para CANFEU símbolos culturais da região

Logotipos do Canfeu (Foto: Angop)

Logotipos do Canfeu (Foto: Angop)

A comitiva estudantil da Huíla que participará do Campo Nacional de Férias de Estudantes Universitários (CANFEU), a ter início a 22 do corrente, na província do Moxico, levam como atrativos aspectos ligados aos rituais das culturas Nyaneka Humbi, Nganguela e Umbundo.

Em entrevista hoje (terça-feira), à Angop, o secretário da JMPLA para o ensino superior, Luís Paulo Ndala, disse terem sido preparadas duas peças teatrais, sendo uma que retrata o ritual de Pita Pondjo (uma celebração festiva realizada um mês após ao nascimento de um bebé para contacto definitivo deste novo membro com o mundo exterior).

A outra, de acordo com o responsável, retrata a cerimónia de empossamento de um Rei ou de um Soba, que está a ser preparada ao pormenor pelos jovens, que a par disto terão igualmente a responsabilidade de mostrar as potencialidades económicas, sociais e políticas da Huíla.

“Estamos a trabalhar desde Novembro de 2014 e, para além do teatro, estamos também, a preparar algumas danças tradicionais destes grupos étnicos linguísticos, assim como uma apresentação, em formato digital, das potencialidades da Huíla, no plano de saúde, educação, cultural e económico, com tempo de aproximadamente sete minutos”, realçou.

Ressaltou que o CANFEU está a ser preparado sem constrangimentos e esperam que antes da partida para o Moxico, estejam bem afinados para terem uma boa participação, pois a Huíla nos últimos dois anos tem estado a vencer a categoria de melhor apresentação e para este ano não querem fugir à regra.

A 13ª edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários estará essencialmente virado para debates sobre os principais problemas que ainda afligem a juventude angolana e em conjunto procurarem formas de resolvê-los.

O CANFEU é um evento que a JMPLA organiza anualmente, tendo a última (12ª edição) decorrido na província do Cunene, sob o lema “Juventude Universitária, voluntária, solidária e patriótica”, com a participação de mais de mil e 500 estudantes das 18 províncias do país e de outras associações juvenis. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »