Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Huíla: Governo gasta mais de USD 3 biliões milhões na importação de produtos

Huíla: Rosa Pacavira - ministra do Comércio (Foto: José Krithinas)
Huíla: Rosa Pacavira – ministra do Comércio (Foto: José Krithinas)

A ministra do Comercio, Rosa Pacavira, disse hoje, na cidade do Lubango, província da Huíla, que o Governo Angolano gasta anualmente, mais de três mil milhões de dólares americanos com a importação de produtos alimentares e diversos.

Segundo Rosa Pacavira que falava após um encontro com empresários da província da Huíla ” a importação de produtos tem retirado do Estado “muito” dinheiro, que serviria para outros investimentos no país que valorizassem a produção local”.

“Nos temos empresas públicas que devem apoiar estes projectos nacionais, mas por falta de interesse o Governo tem a obrigação de gastar valores avultados para poder manter a estabilidade alimentar do país”, realçou a ministra.

Disse ser necessário que os investidores nacionais implementem políticas de diversificação da produção nacional, pois o Governo tem um pacote de investimentos para o sector privado, onde a província deverá identificar o que pode oferecer ao mercado nacional.

De acordo com a ministra, o Governo não quer empresários que venham se estabelecer no mercado nacional e vendam produtos estrangeiros, mas o que se pretende é que, a comercialização seja feita de forma correcta e lícita, através de mercadorias feitas em Angola.

Por outro lado, denunciou existir “muitos” empresários que vendem os seus produtos a retalho, mas que não têm perspectiva de criarem fábricas e outros empreendimentos que possam gerar emprego para a juventude e desenvolver o país.

Realçou ser importante existir parceria entre os agentes económicos, mas deve ser feita de forma coerente, e que não venha a prejudicar a economia do Estado e desestabilizar o processo governativo.

Durante a sua visita de 48 horas à província da Huíla, Rosa Pacavira, que já deixou já a cidade do Lubango, visitou vários empreendimentos económicos e sociais assim como orientou o seminário sobre descentralização do Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuários.   (portalangop.co.ao)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »