Ler Agora:
Huíla: Abandono de cadáveres e doentes no hospital central preocupa responsáveis
Artigo completo 2 minutos de leitura

Huíla: Abandono de cadáveres e doentes no hospital central preocupa responsáveis

Morgue central do Lubango (Foto: José Krithinas)

Morgue central do Lubango (Foto: José Krithinas)

Os constantes casos de abandono de cadáveres na morgue do Hospital Central do Lubango “Antonio Agostinho Neto”, assim como de doentes internados, está a a preocupar à direcção daquela unidade sanitária, admitiu, quarta-feira, o seu administrador, Pedro Amadi.

Em declaraçoes à Angop, Pedro Amadi, que não revelou o número de cadáveres e de doentes abandonados nas nas duas morgues que o hospital possui e na sala de internamento, alertou que a prática tem sido constante.

O administrador do hospital central do Lubango afirmou que no ano transacto foram registados casos de abandono de cadáveres e de doentes, na sua maioria idosos, que depois de estarem curados os familiares os deixam desamparados e em caso de morte também não reclamam os cadáveres.

Para resolver esta situação, Pedro Amadi adiantou que o Governo Provincial da Huíla criou uma comissão liderada pela vice-governadora para o sector politico e social, Maria João Chipalavela, do qual integram a Direcção Provincial da Saúde local e a Polícia Nacional, para providenciar os funerais dos referidos corpos.

A fonte fez saber que para banir casos do género, a direcção do hospital vai reforçar o registo de entradas de doentes e de cadáveres nas morgues, sendo que cada familiar deve preencher um formulário.

Apelou os familiares de doentes e de pessoas que faleceram no hospital, a serem mais responsáveis, pois o abandono de cadaveres é crime e podem ser responsabilizados judicialmente.

O Hospital Central do Lubango dispõe de 70 médicos e tem capacidade para internar 560 pacientes, assim como duas morgues cada com 15 câmaras de conservação. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »