Ler Agora:
Huambo: Pais recomendados a transmitirem identidade cultural aos filhos
Artigo completo 2 minutos de leitura

Huambo: Pais recomendados a transmitirem identidade cultural aos filhos

 Pedro Nambongue Chissanga - Director Provincial da Cultura (Foto: Edilson Domingos)

Pedro Nambongue Chissanga – Director Provincial da Cultura (Foto: Edilson Domingos)

O director da Cultura na província do Huambo, Pedro Nambongue Chissanga, recomendou sábado, nesta região, os pais a transmitirem aos seus filhos a identidade cultural angolana, ajudando, assim, a preservar e a valorizar os hábitos e costumes do povo.

A recomendação foi feita durante a dissertação do tema “Identidade cultural de um povo”, inserido no ciclo de palestras sobre a Educação patriótica, promovido pelo secretariado local da Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA), com objectivo de elevar o nível de conhecimento histórico-patriótico das crianças filiadas na organização.

Argumentou que os pais ao transmitirem a identidade cultural aos filhos estão a fazer com que os mesmos não se influenciem por outras culturas estrangeiras, algumas das quais baseadas em praticas que corrompem os bons usos e costumes dos angolanos.

Para o director da Cultura na província do Huambo é imprescindível que as crianças tenham contacto com a história do país a partir do ambiente familiar, para conhecerem os conceitos da cultura e identidade, antes de aprenderem na escola ou em qualquer instituição de utilidade pública, facto que exige dos pais e encarregados de educação a transmissão do legado deixado pelos ancestrais.

Pedro Nambongue Chissanga sublinhou que antes da criança ingressar na escola devia já saber o significado de algumas datas histórias do país, como o 4 de Fevereiro de 1961, que marca o início da luta de libertação nacional, o 11 de Novembro de 1975, data da proclamação da Independência do país, e o 4 de Abril de 2002, data em que foi alcançada a paz e a reconciliação nacional. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »