Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Huambo: Operadores logísticos esclarecidos sobre a descentralização financeira do Papagro

(RNA)
(RNA)

Os operadores logísticos da província do Huambo foram esclarecidos sexta-feira, nesta região, sobre a estratégia de descentralização financeira do Programa de Aquisição de Produtos Agro-Pecuários (Papagro), durante um seminário de capacitação promovido pelo Ministério do Comércio.

Na ocasião, o director adjunto da Unidade Técnica Nacional de Combate à Pobreza, Yuri Tchipuyo, esclareceu que a descentralização financeira do Papagro compreende três elementos fundamentais, designadamente a auto-sustentabilidade a longo prazo, aumento do envolvimento do sector privado e a transformação gradual para a produção de mercado.

Disse que a operacionalização do programa, que está em curso em 15 das 18 províncias do país, passa pela produção, compra, transporte, limpeza, calibragem e venda dos produtos agro-pecuários, contando também com 16 Agromercas, quatro entrepostos logísticos e dois centros de recolha de calibragem.

Sobre a responsabilidade dos operadores logísticos na descentralização financeira do Papagro, o responsável disse ser fundamental o incentivo à agricultura familiar e a pesca continental, promovendo a sua inclusão económica e social, com fomento da produção com sustentabilidade ao processamento à industrialização de alimentos e à geração de renda.

Acrescentou que têm ainda a responsabilidade de incentivar o consumo e a valorização dos alimentos produzidos pelos produtores familiares, promover o abastecimento alimentar por meio da compra de produtos agro-pecuários e pesqueiros, inclusive para prover a merenda escolar.

Nesta conformidade, Yuri Tchipuyo afirmou que o êxito desse processo passa, também, pelo apoio à formação e gestão de stocks pelas cooperativas e demais organizações formais da agricultura familiar, micro – indústrias e pesqueiras, bem como o fortalecimento do circuito regional de redes de comercialização.

Também considerou ser necessário que os operadores promovam e valorizem a biodiversidade e a produção orgânica e agro-ecológica de alimentos, além de incentivarem hábitos alimentares saudáveis, estimulando, deste modo, o cooperativismo e o associativismo.

O Papagro é um programa que visa contribuir para o aumento do rendimento das famílias camponesas e de outros produtores, concentrado no combate à fome e a pobreza, estimular a produção interna e reduzir as importações dos produtos que podem ser cultivados em larga escala no país.

Tem igualmente objectivo de assegurar o escoamento e comercialização regular da produção interna pelos Serviços Logísticos e de Distribuição de todos os excedentes de produção familiar camponesa, das cooperativas e associações agrícolas, reduzindo consideravelmente as perdas registadas anteriormente.

O encontro, orientando pelo director da Unidade Técnica Nacional de Combate à Pobreza do Ministério do Comércio, Boa Pedro, contou igualmente com a presença dos administradores municipais
(portalangop.co.ao)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »