Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Grécia e Zona Euro não chegam a acordo e negociações prosseguem

Tsipras e Gurría reúnem-se em Atenas (Foto de ARIS MESSINIS/AFP)
Tsipras e Gurría reúnem-se em Atenas (Foto de ARIS MESSINIS/AFP)

Reunidos nesta quarta-feira em Bruxelas, os ministros da Economia da Zona Euro não chegaram a um acordo, e a Grécia não aceitou prorrogar o programa de resgate em vigor, informou uma fonte do governo grego.

“Este Eurogrupo não chegou a um acordo. A prorrogação do memorando não foi aceita”, disse a fonte consultada pela AFP, acrescentando que a negociação continuará para buscar “um acordo mutuamente benéfico” para ambas as partes.

A reunião extraordinária começou às 14h30 (horário de Brasília). O objectivo do encontro era tentar aproximar posições e conhecer o plano da Grécia para se financiar em curto prazo.

Na cúpula, o ministro grego da Economia, Yanis Varoufakis, insistiu no “fracasso dos memorandos”, referindo-se aos acordos firmados entre Atenas, por um lado, e União Europeia (UE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI), por outro.

Desde 2010, UE, BCE e FMI concederam à Grécia 240 bilhões de euros em empréstimos, em troca de um plano drástico de austeridade e de reformas estruturais.

O programa expira no final de Fevereiro, e já foi denunciado pelo novo governo grego, de esquerda, que o considera responsável pelo desemprego e empobrecimento da população, a despeito da relativa estabilização das finanças públicas. (afp.com)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »