Grã-Bretanha divulga fotos que mostram mísseis russos na Ucrânia

(Reuters)
(Reuters)

A Grã-Bretanha divulgou fotos nesta quarta-feira do que descreveu como o mais avançado sistema russo de artilharia antiaérea operado no leste da Ucrânia e afirmou que as imagens são mais uma prova do envolvimento militar da Rússia no conflito.

A chancelaria britânica divulgou um “infográfico” dando detalhes sobre o SA-22, sistema de mísseis terra-ar montado em camiões, acompanhado por fotografias publicadas na imprensa e por uma consultoria da área de defesa, nas quais disse ter identificado o sistema sendo operado no leste da Ucrânia durante as últimas semanas.

“A presença do SA-22 no leste da Ucrânia é ainda mais uma prova do envolvimento militar directo da Rússia no conflito”, disse o embaixador britânico na Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Adam Thomson, ao divulgar as fotos por meio do Twitter.

“Pedimos à Rússia que implemente integralmente seus compromissos de Minsk”, disse ele, fazendo referência ao acordo de trégua que estipula a retirada das forças estrangeiras da Ucrânia.

O infográfico divulgado pelos britânicos é intitulado “Como reconhecer o Pantsir-S1 (ou SA-22) que não é operado por forças ucranianas.”

A Rússia tem negado as reiteradas acusações do Ocidente de que tenha enviado soldados e largas quantidades de armamento pesado para o leste da Ucrânia.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse nesta quarta-feira que “forças russas, artilharia e unidades de defesa aérea, assim como elementos de comando e controle, continuam activos na Ucrânia.” (reuters.com)

por Adrian Croft

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »