Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

EUA: democratas pedem cancelamento do discurso do primeiro ministro israelita no Congresso

0
(AFP)
(AFP)

Cerca de vinte representantes democratas pediram nesta quinta-feira o cancelamento do discurso do primeiro ministro israelita, Benjamin Netanyahu, no Congresso americano, previsto para 3 de Março, uma intervenção que causa polémica tanto nos Estados Unidos quanto em Israel.

“Parece que utilizam um líder estrangeiro como uma ferramenta política potencial contra o presidente”, escreveram em uma carta ao presidente republicano da Câmara de Representantes, John Boehner, os 23 democratas que representam uma minoria no grupo de 188 representantes.

O primeiro ministro israelita tem previsto dedicar seu discurso à política iraniana, inclusive seu programa nuclear.

“Parece uma tentativa de promover um projecto de novas sanções contra o Irão, o que poderia socavar as negociações cruciais entre o P5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) e o Irão”, justificaram os democratas.

Desde Janeiro, os republicanos controlam o Congresso e têm previsto votar sanções preventivas contra o Irão nos próximos meses, antes inclusive da data-limite das negociações internacionais sobre o plano nuclear iraniano, em 30 de Junho, com o fim de pressionar Teerão.

Barack Obama se opõe a isto e a Casa Branca busca deter esta tentativa, que qualifica de interferência.

Netanyahu teme que os Estados Unidos e seus parceiros no P5+1 assinem um acordo favorável demais ao Irão e seu discurso no Congresso é visto como um impulso a favor das sanções.

A oposição israelita de centro e de esquerda, por sua vez, pediu o cancelamento do discurso, programado para duas semanas antes das eleições legislativas em Israel. (afp.com)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »