Especialistas de vários países reunidos em Luanda para debater o futuro das cidades no Mundo

(wikipedia.org)
(wikipedia.org)

A história das cidades remonta ao período da antiguidade, reflecte a capacidade humana de planear, organizar e construir e são símbolos das civilizações que representam. Hoje, essas realidades mantêm-se actuais, perante os novos desafios que decorrem da evolução económica, social, ambiental e tecnológica que origina uma intensa migração das pessoas para as cidades. A cidade constitui-se hoje como o grande feito do ser humano.

O crescimento demográfico impõe uma mudança que nunca foi tão forte como até ao presente momento, em especial perante o novo papel das pessoas na construção das cidades de amanhã. É nesta perspectiva que a Teixeira Duarte promove um Ciclo Internacional de Conferências e Cursos de Formação Avançada que se realizarão em Angola, Brasil, Moçambique e Portugal.

A Teixeira Duarte tem a honra de iniciar estes cursos de formação em Angola, com o intuito de contribuir para um reforço da capacitação de competências nas áreas de planeamento urbano, infra-estruturas e sustentabilidade, e que terá como ponto alto a realização da primeira Conferência sobre o ciclo “Desenvolvendo as Cidades de Amanhã”. Este evento reunirá vários especialistas destes quatro países e terá a coordenação científica do Professor Doutor Arquitecto Miguel P. Amado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

A importância e transversalidade do tema para as sociedades de hoje permitem que esta iniciativa conte com o apoio de várias entidades, nomeadamente Ordem dos Arquitectos de Angola, Conselho de Arquitectura e Urbanismo de São Paulo, Associação dos Arquitectos de Moçambique, Ordem dos Arquitectos de Portugal, Universidade Agostinho Neto (Angola), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

O Ciclo Internacional de Urbanismo destina-se a instituições, empresas e outros profissionais que pretendam reforçar as suas competências técnicas na área do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente.

Realiza-se já de 23 a 27 de Fevereiro um Curso de Formação Avançada através do qual se pretende proporcionar uma aprendizagem dos conceitos e ferramentas necessários para a produção e avaliação das cidades no seu quadro de sustentabilidade urbana, bem como dotar os alunos com capacidades inovadoras para a prática e investigação nas áreas do ordenamento do território e do planeamento urbano.

A Conferência Internacional, que ocorrerá no dia 24 de Fevereiro no Grande Auditório do Centro de Convenções de Talatona, terá a participação de oradores provenientes dos quatro países, com prestigiado percurso académico e reconhecida experiência nestas temáticas.
ORADORES CONVIDADOS PARA A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE “O PAPEL DO PLANEAMENTO URBANO NAS CIDADES DO FUTURO” (24 DE FEVEREIRO DE 2015):

(DR)
(DR)

Arq. António Gameiro (Angola)

Doutorado em Tecnologia de Arquitectura pela Universidade de Roma “La Sapienza”, é actualmente Professor associado no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia, da Universidade “Agostinho Neto” e Consultor do Ministério do Urbanismo e Habitação.

 

(DR)
(DR)

Arq. Manuel Zangui (Angola)

Arquitecto Paisagista e Director Nacional do Ordenamento do Território e Urbanismo em Angola.

 

Arq. Alberto Dávila (Brasil)

Graduado Engenheiro Arquitecto e pós-graduado em Urbanismo e Sustentabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 1989 fundou, e até hoje preside, a Dávila Arquitectura, escritório reconhecido pelo mercado e amplamente premiado no seu país.

 

Arq. Luís Lage (Moçambique)

Arquitecto e Planeador Físico. Doutorado em “Levantamento, Análise e Representação da Arquitectura e Ambiente” na Universidade de Roma “La Sapienza”, em Itália. É actualmente Director da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo.

 

Arq. Ginestal Machado (Portugal)

Licenciado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, iniciou a sua actividade como arquitecto em 1973. Originário de umas das mais prestigiadas Escolas de Arquitectura a nível mundial, reconhecida pelo seu pelo seu rigor e profissionalismo, Ginestal Machado conta com uma ampla obra de mais de 600 projetos desenvolvidos em vários países em 3 continentes.

 

Arq. Luís Batista Fernandes (Portugal)

Licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, desde 1985 que trabalha na Câmara Municipal de Oeiras, onde exerce o cargo de Director do Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística desde 2003. Perito Avaliador graduado pela Escola Superior de Avaliação Imobiliária de Lisboa, desde 2005. Pós Graduado em Planeamento Regional, pelo Instituto de Agronomia de Lisboa, em 2011.

 

Prof. Doutor Arq. Miguel P. Amado (Portugal)

Professor e Investigador em Arquitectura e Urbanismo na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

SOBRE A TEIXEIRA DUARTE:

Fundada em 1921, a Teixeira Duarte é hoje líder de um dos maiores Grupos Económicos Portugueses. O Grupo Teixeira Duarte conta actualmente com cerca de 13.500 trabalhadores em 15 países, desenvolvendo a sua actividade em 7 sectores diferentes.

Em Angola, depois de uma actuação na década de cinquenta, a Teixeira Duarte opera continuadamente desde 1979, sendo que actualmente os 6.300 colaboradores ao serviço do Grupo neste país operam nas áreas da Construção, Concessões e Serviços, Imobiliária, Hotelaria, Distribuição e Automóvel.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »