Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Diplomata cubana diz que EUA podem aliviar sanções contra a ilha

0
(Foto de JIM WATSON/AFP)
(Foto de JIM WATSON/AFP)

O presidente Barack Obama tem poderes para aliviar as sanções económicas contra Cuba, mesmo que persista o embargo, que só pode ser retirado pelo Congresso americano, afirmou a diplomata e directora para os Estados Unidos da chancelaria cubana.

“O presidente (Obama) tem faculdades e prerrogativas presidenciais para ir muito além do que fez até agora e eliminar muitas das restrições que hoje em dia formam a política de bloqueio”, afirmou Josefina Vidal, em entrevista à TV estatal cubana.

Obama deu um passo histórico ao mudar a política de meio século de Washington em relação a Cuba, em 17 de Dezembro, e aliviar um mês mais tarde algumas restrições para o envio de remessas de dinheiro e viagens de cubanos-americanos à ilha, assim como os vistos de americanos em 12 categorias (artistas, religiosos, desportistas, académicos, entre outros).

“Há apenas um grupo reduzido de questões que o presidente não pode modificar porque estão proibidas pela lei americana. Fora isso, o presidente pode autorizar, mediante licenças do departamento do Tesouro ou do Comércio, todas as transacções que incluem comércio, serviços e transportes”, afirmou ainda.

Vidal foi representante de Cuba nas primeiras negociações em 35 anos, realizadas em 22 de Janeiro, em Havana, com a participação da chefe da diplomacia americana para a América Latina, Roberta Jacobson. (afp.com)

fj/dg/cn

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »