Cuanza Norte: Mau estado de vias trava desenvolvimento de Massangano

Cuanza-Norte: Ruinas da Fortaleza de Massangano (Foto: Deniz Simão)
Cuanza-Norte: Ruinas da Fortaleza de Massangano (Foto: Deniz Simão)

O administrador comunal de Massangano, município de Cambambe (Cuanza Norte), Xavier Andrade Lourenço manifestou-se hoje (quinta-feira) preocupado com o estado de degradação das vias internas da circunscrição, o que está a comprometer o desenvolvimento da região.

Em declarações à Angop, Xavier Andrade referiu que a comuna de Massangano conta com cerca de 200 quilómetros de vias secundárias e terciarias, a maioria das quais clamando por reabilitação há quase 30 anos.

a fonte referiu que a via que liga a estrada Nacional número 230 à sede da comuna, num percurso de 20 quilómetros, antes asfaltada, tornou- se actualmente em terra batida, apresentando sérias dificuldades à circulação, quer na época chuvosa, pelo excesso de lodo, assim como no cacimbo, devido as grandes quantidades de poeira.

Xavier Andrade disse que as vias que ligam a aldeia de Cassoalala à Nova Oeira, bem como a da aldeia do Km 16 à lagoa do Ngolome, num percurso de 12.38 quilómetros, respectivamente, beneficiaram recentemente de obras de restauro, enquanto as demais continuam em situação crítica.

O responsável destacou o impacto da reabilitação das estradas no âmbito do desenvolvimento da região, que dispõe de um grande potencial para a produção agrícola e actividade piscatória.

Xavier Andrade disse que perante o actual quadro, vários sectores da vida económica da região têm estado a encontrar dificuldades para o seu desenvolvimento, sobretudo aqueles que requerem a intervenção do sector privado.

Face às dificuldades das estradas, a comuna tem estado a registar carência dos produtos essenciais básicos.

Massangano é um comuna do município de Cambambe, situada a 33 quilómetros do Dondo (sede municipal), constituída por uma extensão territorial de 1. 776 quilómetros quadrados que compreendem 30 aldeias. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »