Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cuanza Norte: Associados da Camundai e Kudissanga Kua Makamba vencem Carnaval 2015

0
Grupo carnavalesco Associados da Camundai (Foto: Lucas Leitão)
Grupo carnavalesco Associados da Camundai (Foto: Lucas Leitão)

Os grupos Associados da Camundai e Kudissanga kua makamba sagraram-se vencedores das categorias tradicional e moderna, respectivamente, do Carnaval, edição 2015, na província do Cuanza Norte.

No quadro de uma inovação da Direcção Provincial da Ccultura que vigora desde 2014, o desfile do Cuanza Norte conta actualmente com duas categorias de classificação, nomeadamente de grupos modernos e de tradicionais, como forma de estimular a inovação e em simultâneo a preservação dos traços do Carnaval tradicional.

Fundado em 1960, a agremiação Associados da Camundai revalidou o título na categoria tradicional, sendo o mais premiado e emblemático da província.

Ainda de acordo com os resultados, na categoria tradicional, o segundo lugar foi ocupado pela agremiação União Xá de Caxinde e em terceiro o grupo Cerâmica Zona-6.

Já na vertente dos grupos modernos o segundo foicocupado pelo grupo Organizações Viluzia e em terceiro lugar o Rosa de Porcelana, respectivamente.

Ainda na categoria tradicional, os prémios de melhor rainha e melhor comandante recaíram sobre a agremiação União Xá de Caxinde, a melhor canção foi do grupo Cerâmica Zona-6, melhor bandeira do grupo Estrela do Cassesse, enquanto a melhor alegoria pertenceu ao grupo Cidrália do Ngolo.

Na categoria moderna, o prémio de melhor rainha ficou com o grupo Kudissanga kua Macamba, melhor comandante e melhor bandeira foi do grupo Organizações Viluzia, melhor alegoria foi do grupo Weza ku kina, enquanto o título de melhor dança foi atribuído ao grupo Kudissanda kua makamba.

O desfile provincial foi marcado pela desistência do grupo Jovens Unidos do Lucala, por motivos até agora desconhecidos.

Decorrido sob o signo da reconstrução nacional e dos 40 anos de independência nacional, do desfile provincial contou com a participação de 14 grupos, incluindo blocos de animação. (portalangop.co.ao)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »