Chefe da diplomacia europeia pela primeira vez em Portugal

Mogherini funções em Novembro (Foto: EPA)
Mogherini funções em Novembro (Foto: EPA)

Federica Mogherini inicia o seu programa com uma audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, realiza esta terça-feira a sua primeira visita oficial a Lisboa, onde vai encontrar-se com o Presidente da República, membros do Governo, deputados e representantes da sociedade civil.

A alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança inicia o seu programa com uma audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém, de acordo com a agenda divulgada pela representação da Comissão Europeia em Portugal.

De seguida, a também vice-presidente da Comissão Europeia reúne-se com o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, realizando depois uma audiência com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

O programa da deslocação de Federica Mogherini a Portugal prossegue com um almoço de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, no Palácio das Necessidades, durante o qual deverão ser abordadas “algumas das principais questões da agenda europeia e os temas da actualidade da agenda internacional”, segundo uma nota divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Depois de uma conferência de imprensa ao lado de Rui Machete, a chefe da diplomacia europeia desloca-se para a Assembleia da República, onde será recebida pela presidente, Assunção Esteves.

No parlamento, a alta representante reúne-se também com deputados das comissões parlamentares dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, dos Assuntos Europeus e da Defesa Nacional.

O último ponto da agenda de Federica Mogherini prevê um encontro com investigadores, especialistas e líderes de opinião em assuntos externos de Portugal e da União Europeia, na sede da representação da Comissão Europeia em Lisboa.

O programa chegou a prever uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas a alta representante cancelou esta deslocação devido à necessidade de antecipar a sua viagem para Riga, Letónia, onde na quarta-feira participará na reunião informal de ministros da Defesa da União Europeia.

Federica Mogherini, antiga ministra italiana dos Negócios Estrangeiros do Governo de Matteo Renzi, foi nomeada, aos 41 anos, para a nova Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker, que iniciou funções em Novembro passado. (rr.sapo.pt)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »