Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cessar-fogo entra em vigor no leste da Ucrânia com barulho de tiros

0
Tanques do exército ucraniano nos arredores de Debaltseve neste sábado, 14/02. (Reuters/路透社)
Tanques do exército ucraniano nos arredores de Debaltseve neste sábado, 14/02.
(Reuters/路透社)

O cessar-fogo assinado entre o governo ucraniano e os separatistas pró-russos entrou oficialmente em vigor neste sábado (14) à meia-noite, pelo horário local. Esta é considerada a primeira etapa para a execução de um plano de paz para pôr fim ao conflito que já deixou mais de 5.500 mortos em dez meses.

Alguns tiros de artilharia foram ouvidos em Donetsk, reduto dos separatistas, minutos depois do começo do cessar-fogo. Durante todo o sábado (14), violentos combates foram registados nos arredores de Debaltseve e tiroteios deixaram pelo menos três mortos no centro de Donetsk.

A violência reforçou as dúvidas de um respeito mútuo pelo cessar-fogo, anunciado em Minsk, na quinta-feira, depois de negociações envolvendo os presidentes da Ucrânia, Petro Poroshenko, da Rússia, Vladimir Putin, e da França, François Hollande, além da chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

Um dos objectivos do cessar-fogo é permitir a retirada de armas pesadas do leste ucraniano. Na noite deste sábado, o presidente Poroshenko disse que a movimentação de separatistas nos arredores de Debaltseve, onde os militares ucranianos estão cercados, ameaçava o processo de paz.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou neste sábado para o presidente ucraniano para expressar sua “simpatia” pelos ucranianos e sua “profunda preocupação” com a violência no leste do país, especialmente em Debaltseve. A informação foi revelada pela Casa Branca através de um comunicado. (rfi.fr)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »