Boko Haram invade cidade no nordeste da Nigéria (moradores)

(13 fev) Vilarejo do Chade após um ataque do Boko Haram (Foto de STEPHANE YAS/AFP)
(13 fev) Vilarejo do Chade após um ataque do Boko Haram (Foto de STEPHANE YAS/AFP)

Centenas de combatentes do grupo islamita Boko Haram invadiram neste sábado a capital do estado de Gombe, nordeste da Nigéria, e pediram um boicote às eleições do fim de março, denunciaram moradores.

“Os combatentes do Boko Haram estão na pracinha de Jeka da Fari, no centro da cidade, atirando indiscriminadamente e espalhando folhetos pedindo às pessoas que não participem das eleições”, contou Ali Dahiru, morador da cidade.

Outra testemunha disse que os islamitas entraram na cidade por volta das 9h locais e avançaram sem a intervenção das forças de segurança. Um avião militar sobrevoou a localidade, mas não fez nada, denunciaram moradores.

“Recebi ligações de amigos de Kwadam, localizada a 5km, dizendo que eu deveria abandonar a cidade, porque o Boko Haram estava a caminho”, contou Kabiru Na-Gwandu, que mora perto do quartel militar de Gombe.

“Saí de casa com minha família antes de eles chegarem à cidade, e fico feliz por tê-lo feito, porque, segundo me contaram, eles tomaram as instalações militares”, acrescentou.

Gombe já havia sido alvo de ataques suicidas e atentados a bomba atribuídos ao Boko Haram, que, há seis anos, ganha terreno no nordeste da Nigéria. (afp.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »