Ler Agora:
Bié:Governador enaltece empenho dos grupos carnavalescos na presente edição
Artigo completo 2 minutos de leitura

Bié:Governador enaltece empenho dos grupos carnavalescos na presente edição

Grupo Carnavalesco Centro Geodegíco de Camacupa vencedor do carnaval 2015 (Foto: LEONARDO CASTRO)

Grupo Carnavalesco Centro Geodegíco de Camacupa vencedor do carnaval 2015 (Foto: LEONARDO CASTRO)

O governador da Província do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, mostrou-se sábado, no município do Cunhinga, satisfeito com o evoluir dos grupos carnavalescos, sobretudo, na preservação dos hábitos e costumes, sublinhando a ser importante continuar a transmitir os valores culturais a juventude.

Em declarações a imprensa local, após um encontro com os administradores municipais no Cunhinga, localidade que dista a 30 quilómetros a norte da cidade do Cuito, o governante frisou que a apresentação dos grupos na presente edição, permitiu identificar a necessidade da preservação da cultural biena e os factores etnolinguísticos de cada comunidade.

Por outro lado, Álvaro Manuel de Boavida enalteceu o empenho das administrações municipais, tendo recomendado a necessidade de se melhorar cada vez mais na edição de 2016, sobretudo envolvendo a juventude nas acções que ajudem a preservar a cultura, como identidade nacional.

Recorde-se que, o grupo carnavalesco Centro Geodésico do município de Camacupa, venceu na cidade do Cuito, pela segunda vez consecutiva, a edição de 2015 do Entrudo, na categoria de adultos, ao totalizar mil e 347 pontos.

Na classe infantil, o grupo carnavalesco Centro Geodésico, arrebatou o título com mil e 132 pontos.

Participaram no desfile provincial 18 grupos carnavalescos, oriundos dos nove municípios da província, sendo nove da classe de adultos e igual número na categoria de infantis e dois blocos de animação.

O desfile provincial decorreu na Praça de Solidariedade da Cidade do Cuito, sob lema “Angola 40 anos, Independência, Paz, Unidade Nacional e Desenvolvimento”.

O grupo carnavalesco Centro Geodésico já venceu em 2014 na classe de adultos, ao totalizar mil e 390 pontos, tendo na categoria infantil da mesma edição vencido o grupo Pioneiro Ngangula, do município do Cuemba, ao totalizar dois mil e 27 pontos.

Na edição de 2014, participaram no desfile provincial 22 grupos, dos nove municípios que integram a Província do Bié. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »