Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Bancos angolanos com menos 7,6% de divisas em Dezembro

0

 

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

Em causa está a diminuição de receitas de venda do barril de crude por Angola, face à redução da cotação internacional. 

O acesso dos bancos comerciais angolanos a divisas caiu 7,6 por cento entre novembro e dezembro, segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA) reunidos esta terça-feira pela Lusa e que comprovam as dificuldades sentidas por clientes e empresas. De acordo com os mais recentes dados do BNA, os bancos comerciais adquiriram divisas no valor de 2.092 milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) em dezembro último. Deste total, 1.783 milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) foram vendidos pelo BNA, em leilões, aos bancos comerciais.

Estes, por sua vez, compraram aos clientes apenas 309 milhões de dólares (272 milhões de euros) em divisas. Desde novembro que o acesso a divisas em Angola se agravou, complicando nomeadamente o pagamento das empresas a fornecedores internacionais e fazendo a taxa de câmbio disparar nos mercados informais. Em causa está a diminuição de receitas de venda do barril de crude por Angola, face à redução da cotação internacional.

A situação fez reduzir a entrada de divisas no país, complicando também o envio de remessas de trabalhadores para o exterior. No mês de novembro, os bancos comerciais tinham conseguido adquirir 2.266 milhões de dólares (2 mil milhões de euros) em divisas no mercado cambial. Deste total, 1.520 milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) foram adquiridos nos habituais leilões realizados pelo BNA. As disponibilidades dos bancos angolanos caíram desta forma cerca de 7,6% entre novembro e dezembro. (cmjornal.xl.pt)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »