Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

AIE: preço do petróleo subirá rapidamente mas não retornará ao nível anterior

0
(AFP)
(AFP)

Os preços do barril de petróleo subirão rapidamente, mas sem recuperar o nível anterior à recente queda das cotações, em consequência de uma demanda moderada, afirmou a Agência Internacional de Energia (AIE).

“O processo de reequilíbrio do mercado começará de maneira relativamente rápida, mas o alcance será relativamente limitado, com preços inferiores aos picos dos três últimos anos”, afirma a AIE em um relatório sobre o mercado a médio prazo.

A agência se baseia na evolução dos preços de futuros no mercado petroleiro, com 55 dólares o barril em 2015 e 73 dólares em 2020.

Desde Junho, o barril de petróleo caiu de quase 110 dólares a menos de 50. Nos últimos dias superou a barreira dos US$ 50.

A queda de 60% desde Junho foi motivada por uma demanda frágil e um excesso de oferta, alimentada em grande parte pela produção de petróleo de xisto na América do Norte.

O mercado aposta agora em uma redução da produção a médio prazo, depois que as empresas petroleiras cortaram os investimentos para enfrentar a queda dos preços, o que limita a rentabilidade de muitos projectos.

A demanda crescerá em média 1,1 milhão de barris por dia (mbd), segundo as previsões da AIE, e alcançará 99,1 mbd em 2020, contra 92,4 mbd em 2014.

Para 2015, a previsão de demanda da AIE é de um leve aumento a 93,4 mbd.

Ao mesmo tempo, a produção deve registar uma desaceleração: a oferta deve aumentar a cada ano em 860.000 barris por dia, resultado muito menor que o registado em 2014 (1,8 mbd). (afp.com)

 

 

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »