Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Huíla: Portugal projecta abertura de consulado no Lubango

2
Cidade do Lubango (Jorge Monteiro/PA)
Cidade do Lubango (Jorge Monteiro/PA)

A cidade do Lubango, província da uíla, deverá nos próximos tempos contar com uma representação consular portuguesa, tendo o primeiro passo sido sexta-feira dado nesta urbe num encontro entre cônsul luso para o centro e sul de Angola, José Calos Serafino e o governador Marcelino Tyipinge.

A concretizar-se este será o segundo consulado português no país, depois do de Benguela aberto desde 1979, estando para breve uma outra representação em Cabinda.

A saída do encontro, José Carlos Serafino, admitiu que a ponte para instalação de um consulado nesta província está lançada e que a declaração de intenção foi manifestada às autoridades locais.

O diplomata disse que a intenção deve-se pela procura e pela quantidade de portugueses que habitam nesta província, que têm de se deslocar a Benguela ou a Luanda para verem os seus problemas resolvidos, para além de angolanos que solicitam visto para os estados Schengen.

“Todas estas situações merecem uma análise muito grande para se criar um equilíbrio entre a procura e a oferta”, acrescentou.

O diplomata reconheceu ser grande a comunidade portuguesa na Huíla, e haver um mútuo interesse no reforço da cooperação no segmento migratório.

Acrescentou que dentro de meses haverão outros encontros para se concretizar este desiderato.

Estima-se que habitem na Huíla mais de dois mil cidadãos portugueses, alguns com autorização de residência e outros com visto de trabalho. (portalangop.co.ao)

1 comentário
  1. António Manuel de Oliveira Pinto Diz

    que assim seja já estamos apreciar de uma representação consular há muito tempo porque nos os portugueses para tratar de alguns dos nossos documentos temos que nos deslocar a Benguela o que não e nada fácil nos tempos de hoje e só com marcação por email nos e não só para quem precise de tratar qualquer documento.

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »