Radio Calema
InicioAngolaRegiõesBengo: Governador do Bengo considera 2014 um ano bom

Bengo: Governador do Bengo considera 2014 um ano bom

O governador da província do Bengo, João Bernardo de Miranda, considerou segunda-feira, nesta região, 2014 como um ano bom, porquanto a execução física e financeira dos projectos recenseados no âmbito do Programa de Investimentos Públicos situou-se na ordem dos 90 porcentos.

Governador do Bengo - João Bernardo de Miranda (ANGOP/Arq)
Governador do Bengo – João Bernardo de Miranda (ANGOP/Arq)

De acordo com o governante que falava na cerimónia de cumprimentos de final de ano, todos os projectos transitados de 2013 e os consignados para 2014 foram executados, tendo sublinhado que por ausência de espaço fiscal não foi atribuída cobertura financeira ao Governo do Bengo para nova carteira de projectos.

Entre os projectos, o governador João Miranda destacou o início das obras de construção da estrada circular de Caxito que vai das Mabubas a Porto Quipiri, no município do Dande, numa extensão de 21 quilómetros com o propósito desviar o trânsito de viatura de grande porte do centro da cidade.

O governador referiu-se ainda a construção da ponte metálica sobre o rio Dande, que liga o centro de Caxito a localidade de Caboxa, cujas obras terminarão em Janeiro de 2015.

O início dos trabalhos de infra-estruturação de 80 hectares no Sassa Cária, no Dande, com vista a criação de uma zona de reconversão urbana e autoconstrução dirigida com 1.1150 lotes. Encontra-se em execução a primeira fase do projecto com mais de 600 lotes.

No mesmo espaço estão em construção 50 habitações sociais para o realojamento de famílias que habitam em zonas de risco.

Relevou a atenção do ministro da Construção, Waldemar Pires, na edificação de 100 habitações sociais nas Mabubas para realojar as famílias que ficaram sem abrigo por força das chuvas.

João Miranda enaltecer o esforço do Executivo que apesar dos limites orçamentais tem vindo a implementar os projectos sectoriais na província do Bengo, apontado como exemplo o reinício das obras de reabilitação da estrada de Nambuangongo e de outros troços rodoviários.

Por outro lado, o governante frisou que continua na forja o início das obras das infra-estruturas integradas de Caxito e da infra-estruturação da reserva fundiária das Mabubas, para onde será deslocado o centro político e administrativo da província do Bengo.

Vaticinou um bom aproveitamento escolar no presente ano lectivo e elogiou as conquistas alcançadas a nível do desporto escolar, cujo VIII jogos nacionais decorreram na província da Lunda Sul. Neste certame, os atletas do Bengo foram campeões em masculino e feminino em atletismo.

Ainda no desporto, o governador parabenizou a equipa do Domant FC que coloca a província do Bengo pela primeira vez no campeonato nacional de futebol (Girabola) em 2015 e reiterou o apoio do governo provincial. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.