
As tropas da Ucrânia que defendem o aeroporto de Donetsk, no leste do país, recuaram esta madrugada do velho terminal do recinto após sofrer várias baixas em combates com as milícias separatistas pró-russas, segundo a imprensa locais.
Um militar ucraniano revelou à televisão “Hromadske TV” que vários soldados ucranianos morreram e muitos ficaram feridos depois que os rebeldes lançaram um ataque contra a disputada infra-estrutura situada na periferia da cidade de Donetsk, principal foco de hostilidades entre as tropas e os separatistas.
“No aeroporto de Donetsk há confrontos entre os terroristas e as Forças Armadas da Ucrânia. A situação é difícil”, disse o ministro de Defesa ucraniano, Stepan Poltorak, que no entanto não se referiu aos combates da madrugada passada.
Os combates no aeroporto continuam apesar de o Exército ucraniano e as milícias pró-russas terem acertado há três dias cessar todas as acções militares nas imediações do aeroporto.
Ontem mesmo, os dois grupos que e enfrentam nas regiões orientais rebeldes de Donetsk e Lugansk selaram mais um cessar-fogo, com mediação da Rússia e da Osce, que deveria entrar em vigor no dia 9 de Dezembro.
O comando militar ucraniano reconheceu que mais de 400 soldados morreram em combates com as milícias pró-russas desde o cessar-fogo declarado no dia 5 de Setembro em Minsk. (EFE)