Radio Calema
InicioMinistériosMinistério da Assistência e Reinserção SocialHuambo: Secretário de Estado aponta actos de violência contra idosos

Huambo: Secretário de Estado aponta actos de violência contra idosos

A maior parte dos casos de violência contra o idoso são agressões cometidas pelos filhos mas pouco denunciados, bem como as acusações de feitiçarias e expulsões de casa.

Secretario de Estado da Reinserção Social, Mateus Miguel Ângelo "Vietname" (Foto: Julio Vilinga)
Secretario de Estado da Reinserção Social, Mateus Miguel Ângelo “Vietname” (Foto: Julio Vilinga)

O facto foi expresso hoje (domingo), na província do Huambo, pelo secretário de Estado para a Reinserção Social, Mateus Miguel Ângelo “Vietname”, no acto central das comemorações do Dia do Idoso.

Por isso, condenou os actos de violência contra os idosos, sobretudo os que acontecem no ambiente familiar, instando a sociedade angolana a tratar com dignidade os idosos, dando a esta franja as condições básicas para uma vida melhor.

O secretário de Estado para a Reinserção Social assegurou que o Governo vai continuar a empreender esforços para criar condições de acolhimento condigno, para dar mais dignidade a todos os idosos vitimas de maus tratos.

“É preciso dar a eles uma vida mais digna, com assistência médica e medicamentosa, alimentação, boas condições de habitabilidade, ao alcance do seu estrato social. Proporcionar-lhes um ambiente de paz, lazer, porque já deram o seu melhor para o país que está em franco crescimento económico, para a rota do desenvolvimento sustentável, deve ser tarefa de todos”, realçou.

Mateus Miguel Ângelo reconheceu e felicitou o Governo do Huambo pela atenção especial que tem prestado aos idosos, contribuindo para a dignificação merecida desta camada mais vulnerável da população angolana.

Considerou a efeméride um sinal de respeito e reconhecimento dos feitos de milhares de homens e mulheres que, enquanto jovens, deram o melhor de si para o progresso e engrandecimento da Nação.

Referiu ainda que o Governo, liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, reconhece que os idosos constituem parte activa da sociedade angolana, pois com suas experiências e conhecimento acumulado ao longo da vida continuam a prestar um contributo inestimável ao processo de desenvolvimento económico, social, cultural e de convívio baseado na igualdade, respeito e dignidade da pessoa humana.

O acto central da comemoração do Dia Nacional do Idoso aconteceu no lar de idosos “Ongundji Y’omowenho”, localizado nos arredores da cidade do Huambo, sob o lema “Protecção do idoso, um compromisso de toda nação”.

O evento foi marcado com a eleição da miss idosa 2014, Maria Catarina, em substituição da cessante, da província do Cuando Cubango, Benedita Vitonte.

Esteve presente no acto o governador em exercício da província do Huambo, Kalunga Francisco Quissanga. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.