Radio Calema
InicioDesportoAtletismo: Fundista huilano projecta escola de atletismo no Lubango

Atletismo: Fundista huilano projecta escola de atletismo no Lubango

O fundista huilano Manuel António, 26 anos, aguarda por autorização das autoridades locais para legalizar a sua escola de atletismo que vai dedicar-se à primeira e segunda infância, informou hoje à Angop, nesta cidade, o mentor do projecto.

Manuel António - Fundista huilano (Foto: Morais Silva)
Manuel António – Fundista huilano (Foto: Morais Silva)

Em entrevista no Lubango, onde goza férias, já que actualmente estuda educação física no Brasil, com uma bolsa da Federação Angolana de Atletismo, Manuel António disse que para este projecto conta com o apoio do administrador municipal do Lubango, Francisco Barros.

O atleta, que começou a correr aos nove anos na escola do Inter da Huíla, está há um ano de concluir a formação superior em educação física, disse que o grupo, composto por 200 crianças, já trabalha, mas ainda não pode competir porque a escola não está legalizada.

Disse tratar-se de um projecto idealizado no Brasil e denominado “Escola de Treinamento Manuel Jamba Sports”, cujo lema de trabalho é “Acumule 30 minutos de exercícios físicos todos os dias”.

“Tenho uma vontade muito grande em trabalhar com crianças e agora que estou a formar-me penso que muita coisa tem que mudar, por isso estamos a incentivar as crianças a aderir à nossa escola, enquanto aguardamos pela sua legalização, já que o pedido já foi feito”, esclareceu.

Manuel António afirmou que como bolseiro quer que o seu aprendizado não fique apenas com ele, por isso através da escola de atletismo vai disseminá-la, passando as novas formas de preparação física e treinamento, sobretudo no atletismo.

Para ele, é importante praticar o desporto e o seu objectivo é incentivar as pessoas a terem pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia, por isso procura despertar nas crianças o interesse por actividades físicas.

Manuel António é bolseiro da Federação Angola de Atletismo desde 2012 na Uni-Santana, universidade da cidade de São Caetano, em São Paulo. Filiado ao Interclube, representou Angola pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Londres, onde nos 800 metros ficou na posição 41, de uma prova com 62 corredores.

Benfica do Lubango, 1º de Agosto, Interclube, Desportivo da Huíla são os clubes que praticam o atletismo no Lubango, cidade que viu nascer em 2012 a sua primeira escola, a Ntyamba Sports, afecta ao antigo fundista, João Ntyamba. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.