Radio Calema
InicioAngolaRestos mortais de Dom Pedro Luís António repousam no cemitério municipal do...

Restos mortais de Dom Pedro Luís António repousam no cemitério municipal do Cuito

Cuíto – Os restos mortais do bispo emérito da Igreja católica no Bié Dom Pedro Luís António, falecido no passado dia 25 do corrente mês vítima de prolongada doença, repousam desde hoje, terça-feira, no Cemitério municipal do Cuito, na capital biena.

POPULAÇÃO CHORA BISPO EMÉRITO DO BIÉ - DOM PEDRO LUÍS ANTÓNIO (Foto: LEONARDO CASTRO)
POPULAÇÃO CHORA BISPO EMÉRITO DO BIÉ – DOM PEDRO LUÍS ANTÓNIO (Foto: LEONARDO CASTRO)

Estiveram presentes na missa das exéquias fúnebre, ocorrido defronte a Sé catedral do Cuíto, mais de 50 bispos e arcebispos de distintas dioceses do país, politicos, entre outras entidades.

Durante a missa foram lidas várias mensagens de diversas dioceses católicas do país sociedade civil e do governo provincial do Bié, que destacaram as virtudes de Dom Pedro Luís António, durante os 93 anos de vida, ao serviços de Deus e da Igreja em especial.

Entretanto, o bispo da igreja católica na província do Bié, Dom José Nambi, na sua homilia considerou o malogrado como um representante de Deus na terra, tendo contribuído bastante para a pacificação do espirito entre os homens.

Num suspiro melancólico, o prelado disse que, Dom pedro Luís António, morreu com o espirito de dever cumprido, salientando que durante os seus dias de vida dedicou-se somente a causa da Igreja, incentivando a prática do bem nas comunidades por onde passava.

Natural da província da Huíla, Arquidiocese do Lubango, nasceu no dia 13 de Janeiro de 1921, e foi ordenado sacerdote a 20 de Julho de 1952 exercendo o seu magistério no seminário maior do Quipeio e o apostalado nas áreas das missões de Cuima, Cambinda, Missão da Yava “Longongo”, Luimbale e Alto Hama (da qual é fundador).

Em 1977 assumiu o cargo de Vigário geral da Arquidiocese do huambo e a 15 de Junho de 1979 foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, bispo da Diocese de Silva Porto.

Recebeu a ordenação episcopal no dia 29 de Julho na Sé Catedral do Huambo. A tomada de posse aconteceu no dia 5 de Agosto de 1979. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.