Radio Calema
InicioAngolaDez congressistas propõem considerar Ucrânia aliado militar dos EUA

Dez congressistas propõem considerar Ucrânia aliado militar dos EUA

(Foto: AP/E. Lukatsky/C. Dharapak)
(Foto: AP/E. Lukatsky/C. Dharapak)

Dez congressistas, membros de ambos os partidos políticos representados neste órgão legislativo, submeteram ao exame da câmara dos comuns (câmara baixa) o projecto de lei que propõe qualificar a Ucrânia na qualidade de aliado militar dos EUA.

Esta informação foi divulgada pelo serviço de imprensa de um dos autores do documento, deputado republicano pelo estado da Pensilvânia, Jim Gerlack.

Antes disso o presidente da Ucrânia, Piotr Poroshenko, tinha declarado que Kiev pode solicitar aos EUA o status do seu aliado principal fora da OTAN.

Gerlack revelou que o projecto de lei exorta o presidente Barack Obama a conceder ajuda ao governo da Ucrânia na esfera da segurança e da inteligência.

“É também importante que o nosso projecto de lei exorta a reconhecer a Ucrânia na qualidade de principal aliado fora da OTAN a fim de conceder-lhe numa base provisória os recursos necessários e garantir a sua segurança”, declarou Gerlack. Acusou, ao mesmo tempo, a Rússia da desestabilização da situação na Ucrânia.

Antes disso, a Rússia tinha declarado reiteradas vezes que não participa do conflito interno da Ucrânia e exortava a conseguir a solução pacífica da crise. (ruvr.ru)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.