Radio Calema
InicioEconomiaBanco: BES Angola fica por 'conta' de Luanda

Banco: BES Angola fica por ‘conta’ de Luanda

(DR)
(DR)

Com mais de 70% da sua carteira de crédito em risco de incumprimento, o BES Angola (BESA) prepara-se para mudanças, com a entrada de capital de Luanda, que fará com que o BES perca a maioria no banco angolano, conta o Jornal de Negócios.

O BES Angola (BESA) vai passar a ser controlado por Luanda, na sequência da injeção de capital no banco. O BES perde assim a maioria, mas receberá o compromisso de que o empréstimo de três mil milhões de euros ao banco angolano será reembolsado, escreve o Jornal de Negócios.

Atualmente, o BES detém ainda 55,71% do BESA, equivalentes a cerca de 670 milhões de euros. Mas a necessidade de injeção de capital, numa altura em que o banco angolano tem mais de 70% da sua carteira de crédito em risco de incumprimento, fará com que o BES passe a ser acionista minoritário do BESA.

O Jornal de Negócios adianta ainda que esta solução poderá ser implementada já nos próximos dias mas que, para o governo de José Eduardo dos Santos, a decisão já está tomada, faltanado apenas assumir formalmente o plano de injeção de capital.

Recentemente, Paulo Portas adiantava que “os reguladores de Angola e Portugal têm trabalhado conjuntamente” com o objetivo de chegar a um consenso em torno do BESA. Também recentemente, Luanda viu-se mesmo ‘obrigada’ a dar uma garantia soberana ao banco, na sequência das dificuldades sentidas no seio do Grupo Espírito Santo.

A confirmar-se o negócio, Luanda fica com a ‘despesa’ e, consequentemente, com o banco, que atualmente é ainda uma das preocupações da nova administração do BES, liderada por Vítor Bento. (noticiasaominuto.com)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.