Radio Calema
InicioAngola Fracassa cúpula europeia para nomear autoridades do bloco

Fracassa cúpula europeia para nomear autoridades do bloco

(Foto de THIERRY CHARLIER/AFP)
(Foto de THIERRY CHARLIER/AFP)

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) não conseguiram chegar a um consenso para designar nesta quarta-feira as principais autoridades do bloco, indicaram fontes diplomáticas.

A cúpula “terminou sem um acordo” sobre quem ocupará os cargos de chefe da diplomacia e de presidente do Conselho, que representa os Estados-membros, indicou uma fonte.

Outra fonte diplomática confirmou o fracasso da cúpula, que obriga os mandatários a realizarem outro encontro, provavelmente no fim de Agosto.

“É melhor não ter um acordo, se não for possível chegar a um consenso agora sobre todo um pacote de nomeações”, indicou a presidente lituana, Dalia Grybauskaite, ao deixar a cúpula.

O quebra-cabeça é complexo, já que o objectivo é chegar a um equilíbrio entre personalidades de direita e de esquerda, aceitas por todos os países.

O chefe de governo italiano, Matteo Renzi, defendia a candidatura de sua ministra das Relações Exteriores, Federica Mogherini. Mas ela foi rejeitada por vários países do leste, entre eles a Lituânia, por considerarem que a Itália é muito próxima à Rússia. (afp.com)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.