Radio Calema
InicioAngolaPartido de professor de Direito vence legislativas antecipadas na Eslovénia

Partido de professor de Direito vence legislativas antecipadas na Eslovénia

(Foto Reuters/Srdjan Zivulovic)
(Foto Reuters/Srdjan Zivulovic)

O partido de Miro Cerar, formado há apenas um mês e meio, derrotou o Partido Democrático Esloveno liderado por Janez Jansa, condenado a dois anos de prisão por corrupção.

O partido do professor de Direito Miro Cerar, fundado há apenas um mês e meio, venceu as legislativas antecipadas eslovenas realizadas este domingo com quase 35 por cento dos votos, quando estão contados 95 por cento dos sufrágios.

O SMC, liderado por este especialista em Direito Constitucional e formado por universitários e empresários, derrotou o partido conservador de Janez Jansa, atualmente na prisão por corrupção, que apenas recolheu 20,6 por cento dos sufrágios.

O Partido Democrático Esloveno (SDS), liderado por Jansa, que foi condenado a dois anos de prisão a três semanas destas eleições, já rejeitou o resultado deste ato eleitoral.

«Estas eleições não foram livres nem justas», afirmou o porta-voz do SDS, Zvonko Cernac, isto depois de um tribunal esloveno ter condenado Jansa por ter alegadamente recebido um suborno após um contrato de armamento com uma empresa finlandesa quando era primeiro-ministro em 2006.

De acordo com os resultados parciais até aqui conhecidos, sete partidos, incluindo o da primeira-ministra cessante, Alenka Bratusek, vai estar representados no parlamento esloveno, que tem apenas 90 lugares.

A campanha de Miro Cerar baseou-se essencialmente no tema da moral na política num país que foi palco de vários escândalos de corrupção nos últimos anos. (tsf.pt)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.