Radio Calema
InicioAngolaMinistro alemão conversará com Kerry em Viena sobre acusações de espionagem

Ministro alemão conversará com Kerry em Viena sobre acusações de espionagem

(Foto: REUTERS)
(Foto: REUTERS)

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, viajará a Viena para uma reunião sobre o programa nuclear iraniano e aproveitará para conversar com o secretário de Estado americano, John Kerry, sobre as acusações de espionagem dos Estados Unidos na Alemanha. O encontro deve ocorrer neste fim de semana e o tema principal deve ser as relações abaladas entre os dois países.

– Queremos reativar nossa associação, nossa amizade com bases sinceras, estamos preparados. Será a mensagem que transmitirei a meu colega americano, John Kerry, em nossa reunião em Viena – afirmou o ministro.

Steinmeier classificou como “alarmante” notícia de que a inteligência dos EUA recrutou dois alemães, um homem que trabalhou na agência de inteligência estrangeira do país e um funcionário do Ministério da Defesa. O ministro também falou a repórteres que a reunião terá lugar à margem das negociações em Viena sobre o programa nuclear iraniano.

Nesta quinta-feira, o governo alemão anunciou a expulsão do chefe da espionagem americana na Alemanha, depois da descoberta de dois supostos agentes duplos que trabalhavam para Washington, uma medida incomum entre países aliados da Otan. As relações entre as duas nações estão estremecidas desde que documentos vazados por Edward Snowden, ex-técnico da CIA e da Agência de Segurança Nacional (NSA), mostraram que os EUA espionava o aliado, inclusive o celular pessoal de Merkel.

Enquanto Berlim manifesta sua indignação, Washington mantém silêncio e alguns legisladores estão preocupados com as repercussões da crise. Até agora, o governo Obama evitou dar respostas e tem se concentrado em destacar a importância das relações bilaterais com a Alemanha.

– Qualquer comentário sobre os supostos atos de espionagem deixaria em perigo os agentes americanos, os altos funcionários americanos e a segurança nacional americana – declarou o porta-voz Josh Earnest, do Texas, onde acompanha o presidente Barack Obama em uma viagem. (

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.