Radio Calema
InicioMundo LusófonoPortugalFMI alerta para vulnerabilidade no sistema financeiro português

FMI alerta para vulnerabilidade no sistema financeiro português

(Foto: DR)
(Foto: DR)

O FMI alertou esta quinta-feira para a permanência de vulnerabilidade no sistema financeiro de Portugal, considerando que são necessárias medidas corretivas e mesmo supervisão intrusiva em alguns casos.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que o sistema financeiro português «tem sido capaz de suportar a crise sem uma disrupção significativa, suportado por um apoio de capital público significativo e medidas extraordinárias do Banco Central Europeu».

«No entanto, tal como reconhece o Banco de Portugal, continuam a existir bolsas de vulnerabilidade [no sistema financeiro português], que tornam necessárias medidas corretivas nuns casos e supervisão intrusiva noutros», alerta o fundo numa nota enviada à comunicação social, em resposta a um pedido de comentário sobre a situação no Banco Espírito Santo (BES).

No final da nota, a instituição de Washington diz que não comenta instituições financeiras individuais.

A situação do Grupo Espírito Santo (GES) e os receios em torno da sua solidez penalizaram hoje fortemente a bolsa portuguesa, que fechou a cair mais de 4%, e afetaram também as praças europeias, sobretudo dos países periféricos, que também fecharam em terreno negativo.

Os títulos do BES foram suspensos ao final da manhã de hoje pelo regulador do mercado, a CMVM, depois de o Espírito Santo Financial Group (ESFG) ter pedido ao início da manhã a suspensão da negociação de ações e obrigações em Lisboa e no Luxemburgo. (tsf.pt)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.