Radio Calema
InicioMundo LusófonoBrasilA taxa de mortalidade infantil cai 32% em 12 anos em SP...

A taxa de mortalidade infantil cai 32% em 12 anos em SP

(Foto: ru.wikipedia.org/ Ana Paula Hirama)
(Foto: ru.wikipedia.org/ Ana Paula Hirama)

A mortalidade infantil registrou queda de 32% entre os anos de 2000 e 2012 no Estado de São Paulo. No ano de 2000 a taxa foi de 16,97 mortes por 1.000 nascidos vivos, enquanto em 2012 foi de 11,48.

Os dados estão entre os resultados de uma pesquisa realizada pela Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), do Estado de São Paulo.

O resultado mantém São Paulo entre um dos Estados com menor risco de morte infantil do Brasil. Segundo dados do IBGE, a mordalidade infantil média do país é de aproximadamente 16,70, com o maior valor registrado em Alagoas (30,20) e o menor em Santa Catarina (9,20).

Entre as demais faixas etárias, também houve queda de mortalidade. Na população entre 15 e 59 anos, o decréscimo foi de 22%, e para quem tem mais de 60 anos, foi de 12%.

A pesquisa da Seade também aponta para um forte processo de envelhecimento populacional.

Os idosos representavam apenas 6,3 por cento da população do Estado em 1980. Em 2012, esse número subiu para 12,9 por cento.

Isso faz com que o número absoluto de mortes de idosos tenha aumentado, embora a taxa de mortalidade dessa faixa etária tenha diminuído.

O envelhecimento da população, segundo o relatório da Seade, pode acarretar em impactos no sistema de saúde.

“O forte aumento no número de óbitos de idosos evidencia que o envelhecimento populacional ainda em curso implica crescente demanda por serviços de saúde voltados para esse grupo etário”, diz o relatório. (ruvr.ru)

por Folha Online

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.