Radio Calema
InicioVidaSaúdeCentro Nacional de Oncologia já efectua radioterapia

Centro Nacional de Oncologia já efectua radioterapia

A prestação dos serviços de radioterapia prestados desde de 2013 no Centro Nacional de Oncologia tem reduzido a saída de pacientes com vários tipos de cancro para o exterior do país, informou nesta sexta-feira, em Luanda, a médica Albertina Manaça.

(novagazeta.co.ao)
(novagazeta.co.ao)

Em declarações à Angop, a propósito das “Formas de Prevenção e Combate ao Cancro da Mama”, a técnica explicou que três a cinco pacientes fazem radioterapia diariamente no Centro Nacional de Oncologia.

A médica explicou também que a radioterapia é a utilização da alta energia dos raios x para destruir as células canceriginas e que o tratamento é realizado regularmente durante um período de tempo para obter o maior efeito sobre as células canceriginas, limitando os seus danos.

Disse ainda que nesse tipo de tratamento a radiação atinge todas as estruturas (tecidos e órgãos) que estiverem no trajecto do feixe de radiação até o tumor.

Neste caso, a interlocutora, a fonte radioactiva é colocada a uma distância que varia de 80 centímetros, no caso das antigas máquinas de cobalto e a um metro da região a ser tratada como acontece nos aceleradores lineares.

Os equipamentos utilizados na radioterapia externa podem ser quilovoltagem de megavoltagem e de teleisotopoterapia.

O Centro Nacional de Oncologia é uma unidade sanitária de referência no país, vocacionado a efectuar análises externas, consultas, diagnóstico, tratamento, palestras, seminários, pesquisas, investigação, entre outros serviços. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.