Radio Calema
InicioAngolaRegiõesBenguela: Combate a pobreza passa pela reabilitação do parque industria - afirma...

Benguela: Combate a pobreza passa pela reabilitação do parque industria – afirma governador

O caminho para o combate à fome e à pobreza passa pela reabilitação do parque industrial, dos vales agrícolas do Cavaco, Dombe-Grande, Catumbela, Bocoio, Balombo e Cubal, afirmou hoje (sexta-feira), em Benguela, o governador provincial, Isaac dos Anjos.

Benguela: Governador provincial, Isaac dos Anjos, no fórum provincial de auscultação a mulher rural (Foto: Rosário Miranda)
Benguela: Governador provincial, Isaac dos Anjos, no fórum provincial de auscultação a mulher rural (Foto: Rosário Miranda)

O governador, que falava na abertura do fórum provincial de auscultação a mulher rural, apontou ainda o aproveitamento dos recursos hidrícos e a revitalização da barragem do Dungo, desassoreamento dos principais rios e implementação de mecanismos eficazes de escoamento de produto, como outras vias a seguir, e que foram as preocupações mais solicitadas durante as jornadas das mulheres rurais na província.

Isaac dos Anjos salientou ainda que o Executivo já deu alguns passos no sentido de reanimar grandes indústrias, com destaque para a reabilitação da Africa Têxtil e a instalação, no Cubal, do polo agrícola que vai catapultar a produção de cereais.

Referiu que está também em curso a construção de uma unidade de processamento e transformação do ananás e tomate nos municípios de Monte Belo (Bocoio) e Dombe Grande (Baía Farta).

Com a reabilitação do vale do cavaco, prosseguiu o governante, pensa-se, a curto prazo, retomar-se a produção de algodão, café arábica e inserção de cultura de uva de mesa em estufas ligeiras com qualidade para o mercado.

“Pensa-se que estas são a alavanca para promoção, valorização e fortalecimento económico da família, que vai apoiar a geração de rendimento de sustentabilidade”, disse.

O responsável realçou também as acções de micro-finanças e empreendedorismo, apoio as organizações, associações e cooperativas, bem como a promoção do conselho de qualidade de vida nas comunidades, através da capacitação de chefes de famílias, promoção de desenvolvimento comunitário e local.

Na ocasião, Isaac dos Anjos exortou as mulheres a se empenharem na construção de pequenos modelos empresarias, pois, só assim, o país alcançará as metas desejadas no combate à fome e à pobreza.

Segundo o governador, a província é a principal plataforma logística do centro, sul e leste do país, por beneficiar do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) na sua origem e aumenta o seu potencial, de tal modo que há responsabilidade acrescida nos resgates das tradicionais potencialidades agropecuária.

Considerou, por outro lado, a realização do fórum provincial de auscultação as mulheres rurais, um testemunho dos esforços do Executivo no combate à fome e à pobreza, através da busca de medida conducentes ao fortalecimento do papel social da mulher rural, que constitui mais de 50 porcento da população rural activa e da força de trabalho agrícola. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.