- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Cultura Cidade de Ndalatando acolhe exposição sobre vida e obra de Njinga Mbandi

Cidade de Ndalatando acolhe exposição sobre vida e obra de Njinga Mbandi

A cidade de Ndalatando, capital do Cuanza Norte, acolhe hoje, quinta-feira, uma exposição de arte sobre a vida e obra da rainha Njinga Mbandi e Aimé Césaire, figuras históricas da libertação e descolonização do continente africano.

Cidade de Ndalatando acolhe exposição de arte sobre vida e obra de Njinga Mbandi (Foto: Lucas Leitão)
Cidade de Ndalatando acolhe exposição de arte sobre vida e obra de Njinga Mbandi (Foto: Lucas Leitão)

A cerimónia de abertura da actividade inserida numa iniciativa do Ministério angolano da Cultura será orientada pelo secretário de Estado da Cultura, Cornélio Calei.

Segundo uma nota do governo da província do Cuanza Norte distribuída hoje à Angop, a actividade, a decorrer no centro cultural Alda Lara, será marcada pela exposição de placares com retratos fotográficos, obras de arte e literatura diversa sobre a vida e obra de Njinga Mbandi e Aimé Césaire.

A actividade em que deverão participar entidades do governo provincial, efectivos das FAA e da Polícia Nacional, entidades eclesiásticas, autoridades e tradicionais, académicos, estudantes e convidados, será ainda marcada pela realização de uma palestra sobre o contributo prestado pelas referidas figuras históricas, no contexto das nações africanas e combate à exploração colonial.

No quadro da sua estada na província do Cuanza Norte, o secretário de Estado da Cultura vai ainda visitar a Casa da Juventude de Ndalatando, o edifício do cine Ndalatando e as obras de reabilitação do centro turístico do Miradouro.

Njinga Mbandi foi uma soberana do Reino do Ndongo, afecto ao território de Matamba e que se destacou na luta contra o colonialismo português e alcance da independência de Angola, ao passo de Aimé Césare (1913-2008) foi uma das principais vozes do Movimento Negritude, nascido em Martinica. Se destacou como um dos principais defensores das raízes africanas, para além de ter se notabilizado como um grande poeta surrealista. (portalangop.co.ao)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.