InicioAngolaPresidente de Cabo Verde terminou missão em Angola

Presidente de Cabo Verde terminou missão em Angola

O Presidente de Cabo-Verde, Jorge Carlos da Fonseca, deixou já Luanda de regersso ao seu país depois de participar na Cimeira Constitutiva do Fórum dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, “FORPALOP”, realizada hoje na capital angolana.

PR Jorge Carlos Fonseca (Foto: D.R.)
PR Jorge Carlos Fonseca (Foto: D.R.)

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado cessante da organização, foi despedido pelos ministros das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, da Construção, Waldemar Pires Alexandre, pelo o director para África e Médio Oriente do MIREX, Joaquim do Espirito Santo, diplomatas e entidades do governo provincial de Luanda.

O estadista cabo-verdiano é a segunda figura que participou no evento a regressar ao seu país, depois do Primeiro-Ministro de Moçambique, Alberto Vaquina,  enquanto que os Presidentes de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, e da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, apenas deixam Luanda na manhã de terça-feira, apurou Angop de fonte oficial no aeroporto.

O FORPALOP é um órgão multilateral, privilegiando a concertação político-diplomática e de cooperação, bem como de aprofundamento das históricas relações de amizade e solidariedade.

Depois da Cimeira, realizada de 29 a 30 de Junho, a porta-fechada, assinou-se a Declaração Constitutiva do referido órgão de concertação entre os Estados lusófonos de África, aprovou-se 2016 como o ano para o próximo evento, em Cabo Verde, assim como foi debatido a situação política actual do continente africano e internacional.

Participaram na referida cerimónia constitutiva, os Presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, anfitrião e que assumiu a liderança do FORPALOP, de Cabo-Verde, Jeorge Carlos da Fonseca, da República de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e o Primeiro-Ministro de Moçambique, Alberto Vaquina, em representação de Armando Guebuza. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.