InicioAngolaPresidente cabo-verdiano apela redifinição do Fórum PALOP sem colisão com outras organizações...

Presidente cabo-verdiano apela redifinição do Fórum PALOP sem colisão com outras organizações

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos da Fonseca, aconselhou, hoje em Luanda, o Fórum PALOP, na redifinição da sua própria identidade, a evitar a sobreposição ou colisão com outras organizações, designadamente a CPLP.

Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos da Fonseca (Foto: Cedida pela organização)
Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos da Fonseca (Foto: Cedida pela organização)

Esta afirmação do estadista cabo-verdiano foi expressa quando discursava na abertura da Cimeira Constitutiva do Fórum dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP)

A fim de evitar sobreposição ou colisão com outras organizações, designadamente a CPLP, o Fórum PALOP deve, na fixação ou redefinição da sua própria identidade e do seu âmbito funcional, coibir-se de avançar em direcção a domínios que já estejam sendo abordados e tratados por outros espaços, favorecendo os mesmos objectivos e destinatários, sugeriu Jorge Carlos da Fonseca.

Noutra vertente, sublinhou que a vontade política dos Chefes de Estado e de Governo dos países membros em fazer avançar este projecto comum é já um factor importante para a afirmação dos PALOP, embora a sua consolidação e afirmação requerem muito mais, como a manutenção e reforço da concertação político -diplomática regular por ocasião das grandes conferências da ONU, União Africana e CPLP.

Requer igualmente a promoção e dinamização da cooperação económica, financeira e empresarial dos PALOP, o incentivo à troca de experiência e promoção da cooperação entre os diferentes sectores do Estado, dos privados e da sociedade civil.

De igual modo, disse o presidente Jorge Carlos da Fonseca, a organização de um festival cultural PALOP, para uma maior compreensão, aproximação e intercâmbio de culturas deve ser levado em conta.

Estão presentes no encontro, cujo termino está previsto para o dia de hoje, os Chefes de Estado de Angola, José Eduardo dos Santos, de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, da Guiné Bissau, José Mário Vaz, e o Primeiro-ministro de Moçambique, Alberto Vaquina. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.