InicioAngolaGrécia: Detido mais um deputado do partido neonazi Aurora Dourada

Grécia: Detido mais um deputado do partido neonazi Aurora Dourada

A justiça grega deteve e acusou hoje de associação criminosa mais um deputado do Aurora Dourada, fazendo com que todos os 16 deputados do partido neonazi estejam atualmente sob investigação e metade detidos.

(Foto: Lusa)
(Foto: Lusa)

Artémis Mattheopoulos, deputado e companheiro da filha do líder do partido, Nikos Michaloliakos, também ficou em prisão preventiva, segundo fonte judicial citada por agências internacionais.

Oito deputados ou ex-deputados do Aurora Dourada estão detidos a aguardar julgamento, não se prevendo que tal ocorra antes de 2015. Os outros oito estão em liberdade, sujeitos a medidas de controlo judicial.

Com a detenção de Mattheopoulos, os magistrados concluíram hoje uma segunda série de acusações contra os deputados do partido, depois de em setembro vários terem sido acusados na sequência do assassínio de um músico antifascista num subúrbio de Atenas.

Nesta segunda série de acusações, a deputada e mulher de Nikos Michaloliakos, Eleni Zaroulia, foi acusada na quarta-feira de “direção e participação em associação criminosa” e em prisão domiciliária.

Fundado nos anos 1980, o Aurora Dourada atuou durante vários anos como um grupo semiclandestino que beneficiou de quase impunidade até se transformar em partido e entrar no Parlamento da Grécia nas legislativas de 2012, no auge da crise da dívida.

Nessas eleições, o partido neonazi elegeu 18 deputados, dois dos quais abandonaram o grupo parlamentar pouco tempo depois. Nas europeias de maio, o Aurora Dourada ficou em terceiro lugar, elegendo três eurodeputados.

O partido, que contesta a classificação de neonazi, é suspeito de pelo menos dois homicídios e de várias agressões a estrangeiros.

Fotografias antigas publicadas este fim de semana pelo diário de esquerda Efimerida ton Syndakton mostram o “número dois” do partido, Christos Papas, atualmente em prisão preventiva, a fazer a saudação nazi acompanhado de um rapaz, apresentado como seu filho, e envergando ambos ‘t-shirts’ com a cruz suástica. (noticiasaominuto.com)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.