InicioAngolaEspecialistas analisam sustentabilidade dos solos

Especialistas analisam sustentabilidade dos solos

A elaboração de projectos ligados à sustentabilidade dos solos juntou no final de semana investigadores angolanos e formadores alemães, no âmbito Centro da África Austral para a Ciência e Serviços para a Adaptação à Alteração Climática e Gestão Sustentável dos Solos (SASSCAL).

Sustentabilidade do solo analisada em workshop (Foto: Divulgação)
Sustentabilidade do solo analisada em workshop (Foto: Divulgação)

O referido workshop de capacitação, realizado em Luanda, foi organizado pelo Centro Tecnológico Nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia e visa potencial os coordenadores dos grupos de investigadores angolanos beneficiários de financiamentos de fundos do SASSCAL e técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INAMET).

Os participantes, que desenvolvem projectos de investigação como levantamento geométricos e mapas de risco, biodiversidade animal e vegetal, erosão e estudos de impacto dos solos, foram esclarecidos sobre a elaboração de relatórios de prestação de contas.

A agricultura, o desenvolvimento de capacidade são outros focos de actuação do SASSCAL, desenvolvidos com a cooperação da Universidade de Hamburgo, Alemanha.

Ao INAMET, no âmbito do SASSCAL, foi ofertado dez estações de monitoramento climático automáticas, das quais sete já estão montadas e em funcionamento, estando as outras três previstas para os próximos dias.

Estas estações estão a ser ser instaladas nas províncias do Uíge, Malanje, Huambo, Cuanza Sul e Cuanza Norte.

O Centro da África Austral para a Ciência e Serviços para a Adaptação à Alteração Climática e Gestão Sustentável dos Solos foi criado pelo Governo da República Federal da Alemanha, em 2009.

No continente africano está implantando na África do Sul, Angola, Namíbia, Botswana e Zâmbia.

Presente em Angola desde 2013, com programas voltados para à agricultura, clima, água, floresta, biodiversidade e formação, o SASSCAL tem a sua sede na província do Huambo. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.