- Publicidade-
InicioAngolaChefe de Estado angolano já no Centro de Conferência para Cimeira dos...

Chefe de Estado angolano já no Centro de Conferência para Cimeira dos PALOP

Jose Eduardo dos Santos (Fotos de Francisco Miudo)
Jose Eduardo dos Santos (Fotos de Francisco Miudo)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, está já no Centro de Conferência de Talatona, em Luanda, onde durante o dia terá lugar a Cimeira Constitutiva do Fórum dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, a denominar-se FORPALOP.

O órgão multilateral, vai privilegiar a concertação político-diplomática e de cooperação, bem como aprofundar as históricas relações de amizade e solidariedade.

Entre os traços orientadores que se regerão o Fórum destacam-se a igualdade, soberania e independência dos Estados membros, a não ingerência nos assuntos internos de cada um e o respeito pelos princípios democráticos.

A organização propõe-se defender ainda o exercício dos direitos humanos e o Estado de direito, a integridade territorial, promoção da paz e da segurança internacionais, a resolução pacífica de conflitos, bem como a observância do preceituado no Acto Constitutivo da União Africana (UA).

As repúblicas de Angola, Moçambique, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau estão representadas neste Fórum constitutivo.

No final da reunião, os dignitários deverão aprovar uma data e local para a realização da próxima Cimeira, bem como procederão a assinatura da Declaração Constitutiva do Fórum dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (FORPALOP).

Prevê-se ainda a leitura do comunicado final pelo ministro das Relações Exteriores, Geroges Rebelo Chikoti, seguindo-se, no início da tarde, o almoço oficial a oferecer pelo Presidente José Eduardo dos Santos, aos visitantes. (portalangop.co.ao)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.