InicioAngolaChefe de Estado angolano apela unidade de pensamento e de acção dos...

Chefe de Estado angolano apela unidade de pensamento e de acção dos PALOP

PR Jose Eduardo dos Santos  (ANGOP)
PR Jose Eduardo dos Santos (ANGOP)

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, apelou hoje, segunda-feira, em Luanda, à unidade de pensamento e de acção dos países africanos de expressão portuguesa, para fazer frente aos desafios actuais e a conjuntura internacional.

José Eduardo dos Santos discursava na abertura da cimeira constitutiva do Fórum dos países africanos de língua portuguesa.

Para o Estadista angolano, hoje, apesar do longo caminho percorrido, enfrentamos novos desafios que exigem a preservação da unidade de pensamento e de acção, tendo em conta as transformações ocorridas na conjuntura internacional, caracterizada pela globalização em que se destaca o papel crescente da novas tecnologia de informação, transporte e da proeminência dos mercados financeiros.

Lembrou que há cerca de 40 anos os países africanos de expressão portuguesa ascendiam à independência e consideravam que os factores que os uniam constituíam uma base imprescindível para alcançar os objectivos de consolidação da independência, a integridade territorial e o desenvolvimento social, económico e cultural.

De acordo com estadista angolano, essas transformações ocorridas na conjuntura mundial são caracterizadas sobremaneira pela globalização em que se destaca o papel crescente das novas tecnologias de informação e comunicação e dos transportes e a proeminência dos mercados financeiros.

“Neste contexto os países africanos têm assim que dar respostas aos mais diversos problemas com a celeridade necessária para reduzir o fosso que os separa dos países desenvolvidos “, ressaltou.

A Cimeira visa proclamar a constituição do Fórum, FORPALOP, integrado por Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tome e Príncipe. (portalangop.co.ao)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.